Entre Portugal e o Brasil, entre Lisboa e Belo Horizonte, há uma nova ponte criativa a crescer. Depois de IMIDIWAN, agora, XAFU e o EP de estreia “Paredes no Horizonte”:
“XAFU nasceu da vontade de conjugar a música electrónica e suas variadas vertentes com a música do mundo, sobretudo com as sonoridades características dos países lusófonos e sua lusofonia.
Foi em Alfama, bairro de Lisboa, que essa paixão pela música electrónica e pela música popular fez com que o português André Xina e o brasileiro Juninho Ibituruna criassem o projeto XAFU.
Após dois anos de estrada e de intenso diálogo com músicos e compositores de diversas linguagens musicais, XAFU apresenta o EP Paredes no Horizonte, onde o drumn’bass, o ragga e o trip hop se entrelaçam com o fado, a morna, a música afro-brasileira, a poesia e a música experimental.
As muitas participações e convidados especiais em concertos e em gravações nomeadamente de músicos portugueses, brasileiros e dos PALOP, vão permitindo conservar e difundir ao público o património musical e artístico dos países de expressão de língua portuguesa.” Nota de Imprensa
Os XAFU fazem parte do coletivo Radio Tamashek, emissora atlântica que promove o trabalho feito por artistas de Lisboa e Belo Horizonte. [FUSÃO | OUVIR]