Seguindo o exemplo da “Selecção de Esperanças“, convocada ontem, pelo vizinho Santos da Casa, a trompa lança hoje a sua equipa de promessas para o ano de 2008. Na sua esmagadora maioria com discos previstos para o próximo ano, estes são alguns dos projectos com algo para verem os seus nomes reconhecidos neste difícil meio – o da músca; alguns, poderão mesmo chegar a ver as luzes da ribalta! A ver vamos; eis os 11:
Deolinda – Tudo indica que 2008 será o ano da Deolinda. Depois de longos meses a preparar o caminho, Deolinda parece finalmente pronta para contar as suas histórias ao país que a aguarda; com ela, a música popular portuguesa vai decididamente ganhar outras cores. São muitas, as esperanças depositadas no trabalho de Ana Bacalhau – voz, Zé Pedro Leitão – contrabaixo, Pedro Martins e Luís Martins – guitarras clássicas.
Ho-Chi-Minh – Não sendo um nome propriamente novo – formaram-se em 2001, acredita-se que 2008 será o ano da confirmação da banda bejense. Com uma maqueta bem rodada e já datada de 2004, a banda de Skatro e companhia, prepara-se para lançar a qualquer momento o seu disco de estreia; com ele, espera-se a confirmação de toda a energia do metal alternativo dos Ho-Chi-Minh.
Macacos do Chinês – Lançados pela compilação de 2007 “Novos Talentos FNAC 2007”, o grupo de Miguel Pité (Skillaz), André Pinheiro (Apache), Alexandre Talhinhas (Al:x) e Tiago Morna, prepara-se para tomar de assalto o ano de 2008 – assim se espera. O single “Plutão” já rola por aí; quanto ao álbum, com selo Enchufada, não tardará – diz-se. Aromas de um novo rap…
peixe : avião – Já quase tudo foi dito sobre este peixe : avião. Em 2007 lançou-se o isco, em 2008, espera-se que os bracarenses André Covas – guitarras e sintetizador, Luís Fernandes – guitarras e electrónica, Pedro Oliveira – bateria e percussão, Ronaldo Fonseca – voz e sintetizador e Zé Figueiredo – baixo e mellotron, apanhem o avião da fortuna. O país merece e eles também.
Rita Redshoes – Depois do sucesso radiofónico de “Dream on Girl”, tema também incluído na compilação “Novos Talentos FNAC 2007”, só se pode pedir mais. É isso que se espera de Rita Redshoes (a.k.a. Rita Pereira), pianista do grupo de David Fonseca e ex: vocalista dos Atomic Bees. Era bom que houvesse mais Rita Redshoes em 2008!
The Cynicals – Depois de limparem, nos últimos tempos, os mais diversos concursos de música moderna, os The Cynicals vão finalmente editar – e logo dois EP. Espera-se que seja a aplicação em disco de tudo aquilo que já conhece da perfomance ao vivo do grupo de Coimbra. 2008 será um ano The Cynicals; será? Acredito que sim.
The Guys From the Caravan – A amostra foi-nos dada a conhecer em 2007 pela netlabel Rasarte, reeditando a demo homónima dos The Guys From The Caravan, remisturada e masterizada. Com produção de Flak, tudo leva a crer que o álbum de estreia, que se avizinha, confirmará os The Guys from the Caravan como uma das propostas mais interessantes da pop-rock nacional para o ano de 2008 – o aviso já foi feito em 2007.
The Hypers – Sendo uma das propostas mais recentes, levada a cabo com o lançamento do EP “Coming Out Loud”, os The Hypers, banda de Gonçalo Larsen, Filipe Paixão e Pedro Veiga, podem bem ter em 2008, um bom ano de estrada; quem sabe, até algo de mais esclarecedor…
The Reptile – São uma das apostas da Raging Planet para o ano de 2008. Chamam-se The Reptile, formaram-se em 2005 e são um quarteto de Guimarães formado por Bruno (guitarra), Hélder (voz), Miguel (baixo) e Nuno (bateria). Sobre a música, os The Reptile parecem apostados em descarregar sobre nós o seu poderoso thrash-metal…acho que 2008 pode bem ser o ano do réptil…
Tiago Guillul – Figura central na dinamização de alguns dos projectos da editora FlorCaveira – assim como da própria editora, Tiago Guillul prepara-se para lançar já em 17 de Janeiro o seu novo disco – apresentação no MusicBox (Lisboa). Aliás, editora de onde sairão ainda novidades de Manuel Fúria, João Coração e Os Pontos Negros…FlorCaveira.
Novembro – Mais do que uma promessa, é quase uma certeza. Tudo indica que 2008 será – finalmente – o ano de lançamento do disco de estreia dos Novembro. Esperado há já algum tempo, tudo indica que Miguel Filipe (voz e guitarra portuguesa), Mark William Harding (bateria), Luís Aires (baixo) e João Portela (guitarras), vão finalmente poder mostrar a este país, a sua diferente arte. ”À Deriva”, assim se vai chamar o disco…
[…] 2. The Hypers (127 votos / 15%) “Sendo uma das propostas mais recentes, levada a cabo com o lançamento do EP “Coming Out Loud”, os The Hypers, banda de Gonçalo Larsen, Filipe Paixão e Pedro Veiga, podem bem ter em 2008, um bom ano de estrada; quem sabe, até algo de mais esclarecedor…“. (2) […]