Com o álbum de estreia ainda bem fresco, os almadenses Skalibans aceitaram responder ao nosso ‘chapa 7’:

1. Numa frase apenas – ou duas – como caracterizam conceptualmente o álbum “Is It Voodoo!?”?
É um álbum que não explora nenhum conceito em particular…fala da vida, de emoções, expectativas, sonhos e com alguma crítica à mistura.

2. “Is It Voodoo!?” é vosso álbum de estreia. Que diferenças podemos esperar em relação à vossa maqueta de 2007?
Em relação a diferenças podemos dizer que são muitas, na medida em que na maqueta ficámos com a sensação de que não conseguimos transmitir toda a energia que a banda tem ao vivo, e isso é algo muito importante para nós! Obviamente que também procurámos elevar a fasquia no que toca à qualidade de som, a maqueta foi algo gravado de uma maneira mais “amadora” com recursos mais escassos. Desta vez gravámos num bom estúdio e masterizámos o álbum em Nova Iorque com um produtor conceituado que já trabalhou com nomes como The Chemical Brothers, Sepultura, etc.

3. Este foi um disco feito a pensar no público que vos ouve? Que expectativas têm em relação à sua aceitação?
Acima de tudo, fizemos um álbum a pensar na nossa realização e satisfação enquanto músicos individualmente e como banda!
Nestes primeiros dias após o lançamento tivemos um bom feedback.

4. Que sensações esperam que as pessoas retirem da audição do novo disco?
Esperamos que de alguma maneira se consigam identificar com algumas faixas e sintam a energia que nós tentamos transmitir.

5. Se tivessem que escolher a faixa que melhor encarna o espírito do novo disco, qual escolheriam? Porquê, mais sucintamente?
Talvez a “Mary marry me”, porque é uma música que consegue juntar os vários estilos que abordamos em todas as faixas do álbum.

6. O que podem esperar as pessoas que vos forem ver ao vivo?
Podem esperar um concerto com muita energia, boa disposição e a certeza de que não vão ver um concerto monótono! Há lugar para momentos reggae, momentos mais dançáveis do ska e ainda o clássico mosh … resumindo, podem esperar uma grande festa!

7. Como vai ser o futuro próximo dos Skalibans?
O futuro próximo dos Skalibans vai passar pela promoção deste álbum de todas as maneiras que nos forem possíveis, desde a rádio à Tv, dar o máximo de concertos em Portugal e tentar também fazê-lo a nível internacional. Para ver as nossas próximas datas ou novidades basta ir consultando o nosso myspace.

som Skalibans

capa de Is It Voodoo!?
“Is It Voodoo!?” – Skalibans (iPlay, 2008)

tipo Punk/Ska/Reggae
sítio www.skalibans.com

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.