Estes transmontanos estão loucos!
É o que apetece dizer depois de ouvir o fantástico “Indá Pastores”, tema de apresentação do novo álbum dos Fadomorse, “Folklore Hardcore”. E não, não é exagero, “Indá Pastores” é das coisas mais loucas que este maestro ouviu nos últimos tempos. Se o resto andar perto da amostra, é garantido que temos Fadomorse em 2008 ao seu melhor nível; aquela loucura fusional a que nos habituou Hugo Correia.
Em traços largos – muito largos, imaginem mesmo uma espécie de folclore hardcore, interpretado por umas figuras de nome Dasilvassauro – percudrum, Toninho Arreboutas – contrabaixo e baixo, Konstantino Meio Litro – flauta transversal, flautim, ocarina e gaita de foles, Dionisio Faízca – cavaquinho, braguesa , guitarra portuguesa e voz, Xico Balsas – teclados e acordeão, Hamilcar Travolta – percussão e voz e Queçi Manbo – guitarra e voz.
Dizem-se inspirados pelo grande irmão Robby Leal (brincadeira com Roberto Leal), o qual inspirou mesmo Hamilcar Travolta no single de apresentação, com o seu cantar “português trasmontano, português açoriano, português madeirense, português alentejano, e português capitalista” (1). Bem…
Fruto de uma parceria entre a MDParte e a HeptaTrad, o novo disco só sairá lá para Maio. De resto e pelo que já se pôde ouvir, vem para aí coisa…e da grande.

som Fadomorse.


“Folklore Hardcore” – Fadomorse (HeptaTrad, MDParte, 2008)

tipo Fusão
sítio fadomorse.blogspot.com
sítio www.mdparte.com

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.