Chamam-se Citânia e preparam-se para apresentar ao vivo o seu álbum de estreia, “Segredos do Mar”. O disco tem 12 faixas e contou com as participações na voz dos portugueses Vitorino, Luís Filipe Sarmento, Natália Casanova, Ana Laíns e Paulo Ramos, e das gregas Andriana Babali e Maria Zogopoulou; contar ainda com a gaita galega de Cristina Pato, o bouzouki e guitarra portuguesa de Ângelo Freire e o acordeão de Vítor Nunes. “A vida é um carrossel” é o tema de avanço.

Citânia é um projecto de música popular que se pode situar nas novas fusões da música do mundo. A música de Citânia constitui um verdadeiro apelo aos sentidos, sons que evocam cores e aromas de terra e mar, numa viagem empírica por paragens e gentes distantes mas que se sentem aqui tão perto. Citânia é um ensemble que mistura sons e ritmos electrónicos que tem Cláudia Leal na voz, Luís Guerreiro na guitarra portuguesa, Jonas Sousa na guitarra clássica, Tiago Vila no violoncelo e João Lopes no baixo, contrabaixo e programações, assumindo também a direcção musical e produção (…) Citânia tem um sentido apurado de canção, fortemente inspirado na tradição portuguesa, absorve de igual forma influências da América do Sul e Mediterrâneo. Podem-se escutar melodias universais com texturas suaves e harmoniosas com ritmos dinâmicos, remetendo-nos por vezes para ambientes cinematográficos (…)” (nota de imprensa)

O concerto de apresentação está marcado para amanhã – 5 de Agosto, na Fábrica Braço de Prata (Sala Visconti), pelas 22h30. O disco só será editado no próximo dia 5 de Setembro.

Ouvir Citânia

capa de Segredos do Mar
Citânia – “Segredos do Mar” (Seven Muses, 2011)

| POPULAR |
www.citania.pt
www.sevenmuses.pt

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.