O colectivo luso-brasileiro Takinareia prepara-se para editar o seu álbum de estreia. O disco vai chamar-se “Origem” e chega às lojas já em Fevereiro.
“Takinareia é um colectivo de 10 elementos, constituído por cinco portugueses e cinco brasileiros. Este projecto tem as suas raízes num trabalho conjunto de IvoMD e Francisco Gaspar que, desde 2008, têm tocado com diversas formações e roupagens musicais até chegarem ao que hoje se pode ouvir neste primeiro disco do grupo. “Desejo” single promocional.
Com um formato arrojado e arriscado, IvoMD e Francisco Gaspar pretendem fundir culturas e públicos distintos mas unidos pela alegria e boa disposição, a que não poderia faltar o gosto de dançar e a atracção por harmonias, ritmos e melodias abrangentes, e letras fortes, de cariz sociológico. São estes, afinal, os principais elementos da música dos Takinareia.
Com a escolha de Luís Mourinho para produtor do disco, as músicas de IvoMD ganham outra vida e, durante nove meses, são rearranjadas e finalmente gravadas. O disco conta com a participação de todos os músicos que desde 2008 foram passando pelas diversas formações do colectivo, num total de 22. No processo de gravação foi-se dando também um importante processo de criação e seleção acabando Takinareia por ficar definitivamente formado no fim da gravação do disco.
Embora Takinareia exista como conceito desde 2008, existe como realidade e como grupo definitivo desde 2012 e as potencialidades do seu grupo de trabalho são imensas devido à variedade e fusão de experiências e culturas dos seus membros integrantes.” (nota de imprensa)
O disco está em audição integral no Bandcamp do colectivo. “Desejo é o tema de avanço. [ WORLD | OUVIR ]
Cá estão, o Cícero e os outros:
Voz – Cícero Mateus
Bateria – Eduardo Pires
Baixo – Francisco Gaspar
Teclados – Luís Mourinho
Guitarra – IvoMD
Cavaquinho – Gege de Oliveira
Percussão – Humberto Mateus
Trompete – Pedro Azevedo
Trombone – Paulo Fragoso
Saxofone, Flauta transversal, Violino – Mário Dias
RD
Muito interessante o artigo de divulgacao deste projecto Luso-Brasileiro. Pena nao mencionarem o vocalista Cicero Mateus, que da a voz a todos os temas do Album. Uma voz para estarem atentos.
Sao Silva