Como o prometido é devido, eles aqui estão. São os Prémios Megafone/João Aguardela. Menos de um ano após a concretização do espectáculo de homenagem a João Aguardela, ocorrido no Centro Cultural de Belém, a Associação Megafone prepara-se para materializar o prometido nesse dia:
“A primeira edição dos Prémios Megafone tem, assim, encontro novamente marcado com o Centro Cultural de Belém (Pequeno Auditório) no dia 17 de Outubro de 2010. Na ocasião, é entregue o Prémio Megafone Música e o Prémio Megafone Missão. O primeiro acabará nas mãos de um projecto cuja música se inspira na tradição para inventar o futuro. O segundo servirá para destacar o papel de uma pessoa ou organização cujo trabalho não musical contribui para a saúde da música de inspiração tradicional.
O espectáculo marcado para o Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém conta com a actuação dos três nomeados ao Prémio Megafone Música e ainda de um convidado especialíssimo para uma rara apresentação ao vivo: ninguém menos do que Manuel Cruz, líder carismático de colectivos como os Ornatos Violeta, Pluto, Supernada e, mais recentemente, mentor do inspirado projecto Foge, Foge Bandido.” (nota de imprensa)
O júri é composto por José Mariño (Director de programas da RDP), Luis Varatojo (Músico), Manuel Halpern (Jornalista do Jornal de Letras, Visão e Expresso), Pedro Gonçalves (Crítico de Música da Time Out), Ricardo Alexandre (Jornalista da RDP), Rui Lage (Escritor) e Sérgio Xavier (Radialista Rádio Universitária do Minho) e os nomeados para o Prémio Megafone Música são:
Bandarra
Galandum Galundaina
O Experimentar Na M’Incomoda
O Prémio Megafone Missão apenas será revelado durante o espectáculo.
Sabe-se ainda que para assinalar esta primeira edição dos Prémios Megafone, será editada a obra completa do projecto de João Aguardela. São os Megafone I a Megafone IV reunidos numa caixa limitada a 500 exemplares – é um exclusivo fnac.
Entretanto, já se sabe que os Galandum Galundaina e o cineasta Tiago Pereira foram os grandes vencedores desta 1ª edição. Os primeiros ganharam o prémio Música, o segundo, ganhou o prémio Missão. Parabéns.
A mesma FNAC que lhe negou vender os álbuns quando estava vivo!!