Para onde querem levar o ensino da arte em Portugal? Imagino que para o mesmo lugar onde já está a mãe Cultura. Um lugar frio, esquecido, bolorento.
Alertado pelo Ideias Soltas, fiquei a saber que o Ministério da Educação prepara uma portaria que visa retirar aos Conservatórios, públicos e privados, a possibilidade de ministrarem o 1º ciclo do ensino básico – entre outros cortes. Segundo aquele autor, esta medida afectará cerca de 100 escolas (6 públicas), num total de 30.000 alunos.
Neste sentido, foi preparada uma petição dirigida ao Sr. Presidente da República e ao Sr. Primeiro-Ministro, de forma a todos poderem expressar a sua profunda preocupação. Leiam e se concordarem, assinem.
“Nós, abaixo assinados, vimos, por este meio, sensibilizar Vs. Exs., enquanto representantes máximos de Portugal, para travarem, dentro do estrito respeito pela Vossas superiores competências, a pretensão do Ministério da Educação de alterar o Sistema Educativo Português, no que à Educação Artística diz respeito, nomeadamente ao Ensino Artístico Especializado, pelo facto de se basearem no relatório final de Estudo de Avaliação do Ensino Artístico, que carece, por falta de rigor metodológico, de validada científica, seja por não englobar, na equipa que o elaborou nenhum artista ou professor de qualquer arte, nem ter realizado o trabalho de campo que se exigia como fundamento junto das cerca de 100 Escolas de Ensino Especializado de música, dança e teatro, públicas e privadas, reconhecidas e financiadas pelo próprio Ministério da Educação” (Continua).
–> PETIÇÃO AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
http://www.petitiononline.com/CFEEMP/petition.html
–> PETIÇÃO AO PRIMEIRO MINISTRO E AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
http://www.petitiononline.com/prpm/petition.html