Estão abertas até ao próximo dia 31 de Julho as candidaturas aos Prémios Megafone/João Aguardela, nas categorias “Tradição Música” e “tradição Missão”.
“Estes prémios, de homenagem ao músico e compositor (Sitiados, Megafone, Linha da Frente e A Naifa) pretendem destacar anualmente músicos e entidades que, pela singularidade e especificidades do seu trabalho, contribuam para o presente e futuro das tradições musicais portuguesas. Uma iniciativa do projecto Megafone 5, que reúne amigos, companheiros e admiradores de João Aguardela, lançado a 4 de Novembro de 2009 num espectáculo esgotado no Grande Auditório do CCB, em Lisboa, que reuniu as bandas Gaiteiros de Lisboa, Oquestrada, Dead Combo e A Naifa, último projecto de Aguardela.
O Prémio Megafone Música atribuir-se-á a um músico ou colectivo de músicos cujo trabalho enalteça as tradições musicais portuguesas e lhes dê renovado futuro. Quanto ao Prémio Megafone Missão, visa distinguir uma entidade não musical que, com a sua acção ao longo do ano a que o prémio se refere, comungue e ajude a difundir as referidas iniciativas musicais. Pode, este prémio, ser entregue a entidades que se movem em terrenos como a produção de espectáculos, a literatura, o jornalismo, as artes plásticas, entre muitas outras.
As três bandas/projectos finalistas na categoria Megafone Música serão convidadas para um espectáculo no Centro Cultural de Belém, no próximo dia 17 de Outubro, com a presença de mais uma banda surpresa convidada, sendo nessa ocasião determinado e divulgado qual o projecto vencedor. O valor do prémio, bem como a composição do júri, serão oportunamente anunciados.” (Nota de Imprensa)
A Associação Tradição Megafone foi fundada por Sandra Baptista (músico), Luis Varatojo (músico), Luis Pardelha (produtor), Ricardo Alexandre (jornalista), João Marques (músico), Luis Rodrigues (V) e Pedro Gonçalves (criativo publicitário; jornalista de música).
A trompa apoia!