“The Blues Experience” é o resultado de uma frutífera parceria entre os Budda Power Blues e Maria João. Ei-lo, faixa a faixa…
1. Troubled Mind
Um blues clássico sobre a mente complicada de uma mulher e do seu companheiro. Neste tema a Maria João assume o papel de uma mulher complicada e Budda o do seu companheiro. Um dueto onde se misturam a perfeição da voz da Maria João com a crueza da vos do Budda. A secção de sopros confere um ambiente clássico ao tema, levando-nos mais em direcção a Chicago.
A Maria João mostra uma vertente sua menos conhecida.
2. I Feel So Blessed
Escrito depois do primeiro contacto entre o Budda e a Maria João, no primeiro ensaio em casa da cantora. A conversa e a empatia foi enorme e o Budda sentiu-se impelido a escrever um tema que é basicamente um registo da conversa. Resumindo, a benção que é poder fazer música livremente, com pessoas diferentes, sem amarras, aventurando-nos por caminhos desconhecidos e correndo riscos. Tocar em todo o mundo mas viver em Portugal, país perfeito para se viver!!
3. I Lost a friend
Um tema que se pretendia com um feel Portishead meets James Bond e Led Zeppelin. Versa sobre a perda de um amigo que abdicou dos seus sonhos para se dedicar à banalidade e rotina. Alguém que teve medo de perseguir os seus sonhos e entregou a vida de bandeja.
O solo da Maria João é soberbo e mostra o porquê de ser considerada uma das grandes vozes do mundo.
4. Ain’t No Place Like Home
Depois de tanto tempo fora é incrível a sensação de voltar a Portugal!! Todo este tema se baseia neste conceito. Um blues com um toque country / americana. A contraposição das duas vozes mais uma vez vem ao de cima e é reforçada pelo “coro de marinheiros”.
O solo mostra a Maria João num registo que lhe é mais associado.
5. Happy Birthday Blues
Uma tema de celebração festa. À felicidade da Maria João junta-se o poder dos Budda Power Blues, com uma bateria locomotiva e a electricidade da guitarra de Budda. Os coros no refrão levam-nos para uma qualquer festa de amigos, onde se brinda e celebra.
6. By Your Side
Um dos temas mais antigos do Budda e que integrou mesmo o primeiro disco de Budda Power Blues. Recriado para este disco como um straight shuffle este é um Blues festivo e eléctrico onde mais uma vez o dueto contrapõe a delicadeza da Maria à rudeza do Budda.
7. Roger
Uma canção de amor com referências no Gospel e no Jazz onde a voz e a dicção da Maria João conduzem a música mais uma vez. O refrão inspirado na década de 50 lembra-nos a canção francesa, ou as praias da califórnia. A subida de tom no final revela um poder avassalador da Maria João.
8. Excited & Confused
Um tema minúsculo inspirado na country folk de Chet Atkins e na canção natalícia americana. Uma mulher sente-se entusiasmada pro ser amada por um homem muito mais novo, mas ao mesmo tempo sente-se usada de alguma forma. Isso desperta os dois sentimentos, normalmente antagónicos.
9. Hole in My Soul
A perda de alguém querido e o sofrimento inerente em forma de canção com influências de Rolling Stones. O dueto entre Budda e Maria João mostra os dois lados da mesma moeda, a voz angelical da Maria João e a voz sofrida de Budda, numa canção embebida no Southern Rock.
10. Happy Days Are Gone
Lento, ambiental e melódico serão adjectivos possíveis para o último tema do disco. Daniel Lanois, Ry Cooder e Bill Frisell, são algumas das possíveis comparações. Uma canção country de desespero e desamor.
http://www.buddapowerblues.com/
https://www.facebook.com/buddapowerblues/