Se necessário fosse, por algum motivo, fazer prova da universalidade da música, não sobram dúvidas de que este “Diagonal” seria disso um excelente exemplo. Porque já “Sol” (Nomis Musik, 2007) o foi, álbum de estreia do grupo, e porque este, segundo álbum do quarteto luso-sueco composto por Liana (voz), Sérgio Crisóstomo (violino), Filip Jers (harmónica) e Simon Stålspets (mandola nórdica e harmónica), o continua a ser. Sem equívocos, os Stockholm Lisboa Project são a prova de como qualquer fronteira imposta pelos homens não passa de um risco de poeira desfeito ao primeiro sopro convicto. A forma incrivelmente coerente como os Stockholm Lisboa Project cruzam tradições musicais portuguesas e escandinavas, leva-nos a perguntar, claramente: Como é possível que só agora alguém se tenha lembrado disto?
É verdade. Na diagonal ou em linha recta, a lógica deste disco é assustadora. Não só pelos pontos de encontro que se procuram, mas também, e essencialmente, pelos pontos de partida que se constroem. São sempre pontos de partida, pois “Diagonal” não se esgota no passado; muito pelo contrário. Há todo um futuro radioso, que espreita, fruto de uma combinação feliz de vozes e instrumentos, do lado de cá e do lado de lá. Com verdade; com paixão.
Expressão máxima de um movimento musical e cultural, original e abrangente, “Diagonal” é um belíssimo disco; outro!
Ouvir Stockholm Lisboa Project no MySpace
“Diagonal” – Stockholm Lisboa Project (Nomis Musik & Westpark Music, 2009)
01 Rosa da noite
02 Apaga a vela
03 Martins begravning
04 Utlandspolska
05 Corridinho do ti antónio
06 Broellopsdag
07 Tartlaten
08 Yksi ruusu on kasvanut laaksossa / Grito
09 Saudate – vai-te embora
10 Naeverbiten / Corpo aceso
11 Nyp
12 Vaerlingeschottis
13 Meu amor de ontem
14 Vem kan segla / Salgueirais do mondego
www.stockholmlisboa.com
www.myspace.com/stockholmlisboaproject
[…] “Sem equívocos, os Stockholm Lisboa Project são a prova de como qualquer fronteira imposta pelos homens não passa de um risco de poeira desfeito ao primeiro sopro convicto.” (a trompa) […]