Depois de sete anos a bulir, com alguns altos e baixos pelo caminho, eis que 2009 viu finalmente chegar o álbum de estreia dos Dollar Llama – mas já com outros registos menores na discografia. Se chegou bem? Chegou pois.
Como ponto de partida e pegando nas palavras da nota de imprensa do novo disco, em “Under the Hurricane” podem “encontrar-se influências de bandas como Down, Alice in Chains, Alabama Thunderpussy e até mesmo Melvins ou Stone Temple Pilots, numa fusão entre as correntes southern e grunge, trazendo uma sonoridade única e inovadora ao rock feito em Portugal.” Se quanto ao factor inovação este parece ser um pouco discutível, já quanto à qualidade do trabalho apresentado, sobre esse não há discussão. “Under the Hurricane” é um disco bem conseguido. Não tanto quando o grupo se deixa enredar em demasia pelas suas raízes grunge, mas principalmente quando cruza esse rock com uma sonoridade mais pesada, mais metal. Será aí que está alguma da inovação a que se refere a banda. No cômputo geral, os Dollar Llama produziram um disco de rock vigoroso consistente, com uma voz eficiente e uma parte instrumental bastante capaz.
Uma grande bomba sonora aquela que nos foi montada pela banda de Tiago Simões (voz), José Dinis (baixo), João Arsénio (bateria), Hugo Jacinto (guitarra) e André Teixeira (guitarra).
“Under the Hurricane” – Dollar Llama (Illusive Records, 2009)
01 Attempt To Fail
02 Deathblow
03 Collide
04 Present Burned
05 Too Fast, Too Close
06 Came Away
07 Life
08 Over Rated
09 Legacy Of Nothing
10 Never Forgive, Never Forget
Essa parte do press release que fala de uma “sonoridade única e inovadora ao rock feito em Portugal”, parece-me um pouco abusiva. Concordo que a abordagem dos Dollar Llama seja mais agressiva do que os Blind Zero ou Lovedstone fizeram no passado, isso sim. Mas sem acrescentar nada de realmente importante. A mim convenceram-me mais com o EP do que com este registo longa duração. Este disco parece-me essencialmente um bom brinquedo para quem ainda desespera por um novo disco dos Godsmack ou Stone Temple Pilots.