novos sons

trama3

Por em 24 Jun 2010

É já no próximo dia 26 de Junho (Sábado) que João Martins estreia o seu mais recente projecto. O projecto chama-se trama³ (trama ao cubo) e nele colaboram ainda Gustavo Costa e Henrique Fernandes.
O que o saxofonista, experimentalista e compositor fez, foi construir no Fundão um novo instrumento a partir de um tear artesanal. A estreia está marcada para o dia 26 de Junho, no Fundão (A Moagem), estando já prevista uma segunda apresentação para o dia 2 de Julho, em Aveiro (Estúdio Performas).

Neste projecto, um tear artesanal transforma-se num hiper-instrumento musical, com diversos registos tímbricos em configurações interligadas que permitem aos 3 músicos abordá-lo ora como um instrumento único, ora como um ensemble quase orquestral. Sobre a estrutura do tear, em intervenções que procuram compreender o seu funcionamento primário, enquanto exploram um vasto conjunto de possibilidades sónicas— sugeridas, na sua maior parte, pela observação de teares nos seus contextos originais—, fixam-se cordas, molas, caixas e vários objectos comuns, distribuindo pelas várias “faces visitáveis” da máquina, modos de produção de som interligados.” (João Martins)

É a interrogação que se ouve, segundo o autor: “a que soa este novo instrumento?”. Para abrir o apetite, é possível ouvir a gravação de uma das primeiras improvisações de trama³.

Ouvir trama3

foto de trama3

género: experimental
www.reverbnation.com/joaomartins
www.myspace.com/joaopsmartins

TAGS
RELATED POSTS

DEIXE UM COMENTRIO

Rui Dinis
Portugal

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Disco da Semana
Os últimos…de há muito
Redes Sociais
Por decisão pessoal, o autor deste blogue não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.