A TROMPA

Disco da Semana


artigos recentes


LIGAÇÕES QUENTES


Arquivo


”Like the Wolf” – a Jigsaw

Rui DinisRui Dinis

Ancorado o barco, agora a história é outra e fala-nos de um certo fim da inocência. É o novo álbum dos a Jigsaw.
E na verdade, não é nenhuma surpresa. Não no todo. A qualidade é a mesma e a surpresa, se a há, está na capacidade de fazer ainda melhor. E o fazer ainda melhor, diz respeito ao que o grupo de Coimbra já fez em 2007 com o belíssimo “Letters From The Boatman” (Rewind Music). E fê-lo, tornando este “Like the Wolf” um digno sucessor do anterior; o perfeito sucessor.
Mas melhor ainda, como? Com naturalidade. Pelo excelente trabalho de composição – música e letra; pela coesão instrumental enquanto grupo, cada vez mais uno; pela produção, capaz de transformar “Like the Wolf” numa peça completa, momento de absoluto prazer. Sem perder a veia conceptual, uma orientação clássica dos a Jigsaw, é clara a propensão da banda de João Rui, Jorri e Susana Ribeiro por uma retumbante paixão folk, country e blues. Uma paixão americana. Sem esforço, a alma dos a Jigsaw vive no outro lado do Atlântico, tal como o sangue que lhes corre nas veias, sendo este ”Like the Wolf” a prova de uma universalidade da arte musical. As 12 faixas de ”Like the Wolf” correm sem dor, harmoniosas, por entre a voz carregada de João Rui; por entre cordas vibrantes; por entre os vários ritmos de Jorri; por entre a delicadeza do violino de Susana Ribeiro – passe a capacidade multi-instrumental da banda. Por entre um emaranhado de instrumentos. O disco corre. “Like the Wolf” é um disco de mão cheia, bem produzido e sem pontos fracos. É uma história com princípio, meio e fim, fruto de uma inspiração que só o amadurecimentos pode oferecer.
Um belo disco, condimentado ainda com as participações de Becky Lee (voz), Carlos Ramos (bateria), Gito (contrabaixo) e Miguel Lima (bateria).
Obrigatório.

Ouvir a Jigsaw no MySpace

capa de Like the Wolf
”Like the Wolf” – a Jigsaw (Rewind, 2009)

01 Farmhouse
02 Red Pony
03 His Secret
04 Crashing Into The Harbour
05 Like The Wolf
06 Return To Me
07 My Blood
08 Idiot Smile
09 Leap Of Ignorance
10 Six Blind Days
11 The Trial
12 A Little Story

género: folk
www.ajigsawmusic.blogspot.com
www.rewind-music.net

Rui Dinis
Author

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.