Sete anos após a edição do disco “Canções do Ceguinho”, César Prata voltou aos cenários de faca e alguidar. E muito bem.
Quem conhece os trabalhos de César Prata com Chuchurumel e Assobio, já sabe o que o espera. Ou se não sabe fica a saber. César Prata mantém e desenvolve aquela forma muito própria de misturar o tradicional com o moderno, o acústico com o eléctrico e o electrónico. Entre baixos e campainhas, guitaleles e cavaquinhos, harmónicas e melódicas, bem condimentados com programações amiúde, César Prata aplica aquela habitual receita feita de equilíbrio e bom gosto. Não o sabe fazer de outra forma.
“Canções de Cordel” marca o regresso de César Prata e convidados (Américo Rodrigues, B. Riddim, José Neves, Kubik, Sandra Santos, Tatiana Fonseca e Vanda Rodrigues, entre outros) às feiras e romarias, com as teatrais canções de cegos. Tudo é feito com extraordinária presença e voz a preceito. À música de sempre, César Prata soma historietas baratas de amor e traição, tantas vezes ensombradas pela morte; violenta, gratuita e bem típica. São muitos e até divertidos, os momentos passados com este “Canções de Cordel”.
Um devaneio lírico bem condimentado com a arte e a mestria na composição de César Prata. Excelente trabalho.

Ouvir César Prata

capa de Canções de Cordel
“Canções de Cordel” – César Prata (TMG, 2010)

01 Triste drama de uma criancinha
02 O coveiro de Pinzio
03 Castigo de um pecador
04 Florinda vem à janela
05 Naquela azenha velhinha
06 Romance do cego
07 O saloio esperto
08 A menina Clarinha
09 José e Manuela
10 Foi numa aldeia bem formosa
11 Frei João
12 Moleirinha

| POPULAR | FUSÃO |
teatromunicipaldaguarda.blogspot.com

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.