Nunca se percebe muito bem, porque razão certos projectos não chegam com naturalidade a níveis de exposição que inquestionavelmente merecem – bem, não sou assim tão ingénuo. Na verdade, o hardcore não é propriamente aquele género que goze por cá de grande exposição – pequenos nichos, não sendo por isso de admirar que o grupo passe grandes e boas temporadas além fronteiras; França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália e Espanha, vão receber os For The Glory já durante o mês de Fevereiro.
De resto, esta conversa tem mais a ver com “Survival of the Fittest”, o fulminante álbum de estreia dos For the Glory. O disco é uma cavalgada impressionante, do primeiro ao 11º tema. Sem tempo para pausas, o quinteto lisboeta formado em 2003, explode num sonoro hardcore absolutamente estonteante. Avassalador. Sendo verdade que a surpresa não vem da originalidade do som, esta vem essencialmente da qualidade geral – instrumental e vocal – apresentada em disco; de uma energia inesgotável. O quinteto formado por Richi (voz), Sérgio (guitarra), JP (guitarra), Rui (baixo) e Cláudio (bateria), não deixaram para outras mãos, a criação de um disco altamente consistente, que coloca decisivamente os For the Glory na vanguarda do hardcore nacional. Na verdade e para os mais atentos, esta última afirmação não passa de uma banalidade; “Survival of the Fittest” só veio confirmar aquilo que o EP de 2004, “Drown in Blood” e um par de 7” já mostravam. Como correm soltos e indomáveis, estes For the Glory…
…até fico nervoso.

#6 Fail Me
som For the Glory.


“Survival of the Fittest” – For the Glory (Raging Planet, 2007)

01 Intro
02 All Alone
03 Lost
04 Survival Of The Fittest
05 Snake Bite
06 Fail Me
08 Evils Out Loose
09 Run And Hide
10 Fallen Mask
11 Darker Days

tipo Hardcore
sítio www.myspace.com/ragingplanetrecordsportugal

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.