Um fado. Uma paixão.
Nascida em Lamego mas a viver no Porto desde 2004, Helena Sarmento deixou-nos um “Fado Azul” entre o rematar de 2010 e o brotar de 2011. São 13 faixas saídas do coração; saídas de uma forte devoção a Amália e ao fado de todos. O caminho de “Fado Azul” é feito de braço dado com o fado tradicional, 11 deles iluminados por ricas palavras novas; 10 inventadas por João Gigante-Ferreira e uma outra por Joaquim Sarmento. Os restantes fados são homenagens, quais altares às influentes figuras de Amália Rodrigues e José Afonso. Tudo bem colorido pela voz fresca e envolvente de Helena Sarmento, bem preparada para nos abraçar com a sua musicalidade e palavras sentidas. Uma musicalidade que nos é também oferecida pela direcção musical de Samuel Cabral, também ele responsável pela guitarra portuguesa; Paulo Faria de Carvalho na viola e Sérgio Marques no contrabaixo, completam o trio de músicos que acompanha Helena Sarmento nesta nova aventura. Bem aventurada seja.
Uma nova voz. Mais fado. Mais futuro.

Ouvir Helena Sarmento

capa de Fado Azul
“Fado Azul” – Helena Sarmento (Edição de Autor, 2010)

01 Fado 23 de agosto
02 Fado dos meus passos
03 Amor a caminhar
04 Fado livre
05 A voz da cotovia
06 Fado das nove letras
07 A epopeia do espumante
08 Caldeirada (poluição)
09 Novo fado da sina (ou fado da nova sina)
10 Fado da palavra dita
11 Respiração
12 Canção do desterro (emigrantes)
13 Fado intervenção

| FADO |
www.facebook.com/helenasarmento

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

One thought on “Helena Sarmento em “Fado Azul””
  1. Helena Sarmento,excelente cantora e a interpretação em “A caldeirada” está sensacional.Alias este é o tema do momento(meio ambiente)pena que os nossos governantes(pelo menos no Brasil)mais falam do que executam.Mas a Helena é otima cantora.

Comments are closed.