A TROMPA

Disco da Semana


artigos recentes


LIGAÇÕES QUENTES


Arquivo


Olhando Bypass em “Like Mice and Heroes”

Rui DinisRui Dinis

Sem concessões, para nossa felicidade.
A obra de Bypass é assim. É um prazer contínuo feito de coerência, inteligência e perseverança. Sempre o foi. E para que não fiquem dúvidas, sou desde sempre um fiel admirador da obra dos Bypass. Um misto de admiração e controlada indignação. É para mim claro, que os Bypass merecem muito mais do que aquilo que alguma vez receberam. Pelo que efectivamente são, mas principalmente pelo que fazem. Por uma ideia única de rock, sem concessões nem facilitismos, bem exponenciada neste último álbum. Um rock inconformado, trabalhado ao pormenor para sobressair sobre o restante mar. Com uma acentuação maior nas palavras, o som dos Bypass continua polvilhado por uma riqueza de arranjos verdadeiramente incrível. Há ritmo, há tensão, há desejo e ironia a cada esquina. Há inspiração. Há uma forma pensada de fazer cada coisa, sempre com um assustador equilíbrio entre o prazer de rockar e o prazer de experimentar. Em “Like Mice and Heroes”, há tempo e espaço para isso e para muito mais. Da riqueza experimental de “Aspartame” e “We Strike Like Mice And Heroes”, entre outros, à piscadela progressiva em “Bears Are Closer”; da pop alternativa de “I’m On It” e “Someone’s Got Something To Burn”, à bateria reluzente de “Flutisch” e ao pujante baixo de “Gold Figures”;  do jazzy de “Hey Alien! Come, Alien”, à cavalgada rock de “God Knows You’ve Got Me Hanging”, toda a música de Bypass é feita com sentido; com sentimento. É um enorme prazer que se estende ao longo de todo o disco.
Ao quarto registo – já contando com o  EP “Airports” (Optimus Discos, 2010), os Bypass de Bruno Coelho (bateria), Eduardo Raon (guitarra), Joaquim de Brito (percussão e voz), Miguel Menezes (guitarra e voz), Rui Dias (teclados e programações) e Tiago Lopes Gomes (baixo), estão mesmo de parabéns. Um enorme prazer.

Ouvir Bypass

capa de Like Mice and Heroes
“Like Mice and Heroes” – Bypass (Raging Planet, Raising Legends, 2010)

01. God Knows You’ve Got Me Hanging
02. Someone’s Got Something To Burn
03. Flags And Armours
04. Bears Are Closer
05. Selling Hearts
06. I’m On It
07. Aspartame
08. We Strike Like Mice And Heroes
09. Gold Figures
10. Flutisch
11. Hey Alien! Come, Alien

género: rock
www.myspace.com/raisinglegends
www.myspace.com/ragingplanetrecordsportugal

Rui Dinis
Author

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.