Quando tudo parece morar no sítio certo, qual consciência do peso e da medida certa das coisas; eis “Diary of a No”.
Iniciada a viagem com “Prison Inside”, desde logo percebemos ao que vêm os Urban Tales – sem mistérios. Não, que não o soubéssemos já – a aclamada demo de 2006 já apontava nesse sentido, mas sim pelo excelente trabalho de produção que palpita logo aos primeiros acordes de “Prison Inside”. Depois, aparece o já mais rodado “In Purity” e aí, tudo se confirma, sem ponta de dúvida. Bem mergulhados num rock/metal de tez gótica, a beleza de “Diary of No” mantém-se inalterada, tema após tema.
A esta altura, já se terá percebido que os Urban Tales não defraudaram ninguém, muito pelo contrário, “Diary of a No” é um disco de inegável qualidade; desde logo, pelo prazer fácil que é suscitado pela sua audição. O que se ouve, é um conjunto de 10 malhas envolventes, incrivelmente harmoniosas, resultado de um som encorpado, adocicado, capaz de nos penetrar os ouvidos, sem licença, e por lá ficar, a matutar. Sem nunca renegar a sua história e influências, é a unicidade de todo um corpo instrumental, a forma como todas as peças se conjugam numa só, que transforma o disco dos Urban Tales numa experiência até ‘pop’ verdadeiramente irresistível. Depois, é como completam este cenário com as suas histórias feitas de sentimentos, histórias de uma mágoa que se estende no tempo, expectante, numa lenta e insistente tristeza. São estas que dão o toque final a todo o trabalho melodioso dos Urban Tales. Uma melancolia que faz a felicidade.
Excelente trabalho, ao qual não será alheia a participação de múltiplos convidados, como Melo D, Johny Icon (Icon and the Black Roses), André Brito (Adore), Tiago Hollow (Witchbreed), Jon Van Dave (Shadowsphere), Luís (Enchantya). A saudada produção é de Bruno Fingers, Ricardo Espinha e Marcos César.
Excelente, outra vez…

som Ouvir alguns dos sons de “Diary of a No”.

capa de Diary of a No
“Diary of a No” – Urban Tales (Burning Star Records, 2007)

01 Prison Inside
02 In Purity
03 The Rise
04 You’ll Never Know
05 Fade Away
06 Stronger
07 Fall
08 Crawl
09 Until I Died
10 Farewell

tipo Metal
sítio www.theurbantales.com

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.