A TROMPA

Disco da Semana


artigos recentes


LIGAÇÕES QUENTES


Arquivo


OLHARES|”Outside The Pyramid” – Rocky Marsiano

Rui DinisRui Dinis
Longe vão os tempos dos Micro. Mais perto – ainda que discutível, se situa o momento da emancipação pessoal e criativa de D-Mars. Foram os tempos do solitário “The Pyramid Sessions” (Loop:Recordings, 2005) de Rocky Marsiano. Do aclamado “The Pyramid Sessions”, diga-se.
Pois bem, 2008 fica marcado pelo regresso do autor do disco mais surpreendente de 2005: Rocky Marsiano. Gravado entre Lisboa e Amesterdão, para onde o luso-crota D-Mars se mudou nos últimos anos, “Outside The Pyramid” representa um olhar para lá do primeiro disco. De resto, só não figura nos lugares mais cimeiros do nosso top por uma razão muito simples. Desta vez não nos apanhou de surpresa. O povo não só já conhecia o primeiro disco como já o vira ao vivo com a excelente banda que o acompanha. Já não nos apanhou desprevenidos. Não apanhou mesmo.
Naturalmente, a raiz deste disco volta a centrar-se no cruzamento dos seus dois azimutes habituais: o hip hop e o jazz. É fácil catalogar o novo “Outside the Pyramid” com a natural evolução de “The Pyramid Sessions”. É fácil e é verdade. A continuidade existe e é visível desde sempre, no entanto, as franjas que pintam este novo “Outside the Pyramid” também trazem outras cores. O que se vê para lá da pirâmide. Sem desiludir quem vive com “The Pyramid Sessions” em mente, “Outside the Pyramid” também não desilude quem esperava um pouco mais de Rocky Marsiano. Não são viragens repentinas, é certo, são apenas suaves pinceladas que fazem dirigir a arte de Rocky Marsiano para outros campos sonoros:  mais electrónica, mais funk, acima de tudo há outros ritmos mais solarengos a darem o ar da sua graça. É o sol que brilha fora da pirâmide. No mundo de colagem de memórias de D-Mars, as presenças do saxofone milagroso de Rodrigo Amado, as guitarras de T-One e André Fernandes e a voz de D_Fine, sem esquecer DJ Ride e o trompete de Joep van Rhijn, voltam a encher o mundo de Rock Marsiano de outras formas. Soa a perfeição aperfeiçoada.
Longe de surpreender como o primeiro, “Outside The Pyramid” vem comprovar algo que já sabíamos. O facto de D-Mars ser um dos produtores mais geniais da sua época no seu género.

som Rocky Marsiano

capa de Outside The Pyramid
“Outside The Pyramid” – Rocky Marsiano (Loop:Recordings, 2008)

01 Where My Heart’s At (Hip-Hop)
02 A Good Excuse
03 Echoes from the Pyramid
04 Another Sound Affair
05 The End of Something
06 Break’Em Off!
07 Rocky’s Funk Anthem
08 Marsiano Strut
09 The Meeting
10 Kheop’s Theme
11 Zum Zum Zum
12 Love and Hapiness
13 Amstel Hustle
14 What Happened?

tipo Hip-Hop/Jazz
sítio www.myspace.com/looprecordings

Rui Dinis
Author

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.