Já muito se disse e de facto, “You Make Me Nervous” tem algo de diferente…contagiante dirão outros de rajada, já…e tem.
Ao contrário de muitos outros registos do metal mais hardcore, este teima em confundir-nos com a sua essência, dinâmica – pretensiosa dizem alguns, apaixonada digo eu. A essência que este quarteto lisboeta procura – alguma razão de ser, é uma essência estranha, feita de arranques e recuos, de perigosas mudanças de ritmo, de um caos de guitarras soluçantes, de uma bateria intensa e de uma voz nervosa, dura. A essência If Lucy Fell…
O que Makoto (voz), Rui (guitarra), Gaza (baixo) e Hélio (bateria) fazem é confrontar-nos com uma experiência radical, de metal experimental, prazer transformado numa certa e misteriosa forma de “carregar” sobre nós, furiosamente. É nisto que nos envolvem os If Lucy Fell. Quem não conhece não se engane, aqui fala-se de metalcore bravio, verdadeiramente explosivo, implosivo, sai bem de dentro, que sobrevive de riff em riff, intensamente; mas fala-se também de um espírito experimental inaprisionável, de um modo punk de cuspir mensagens e fazer os instrumentos debitar sonoridades mais ou menos ortodoxas. A ortodoxia de If Lucy Fell… pujantes, o quarteto lisboeta embrulha-se numa miscelência de estilos e influências, da qual destila uma corrosiva experiência sonora.
Novos e competentes, sem nos deixar ainda de rastos – ainda, os If Lucy Fell foram a boa surpresa underground de 2005; por vezes algo repetitivo e também por isso desequilibrado, “You Make Me Nervous” é ainda assim, efectivamente, um disco excitante.
Agora, a salto…

Sons de If Lucy Fell.


“You Make Me Nervous” – If Lucy Fell (2005/Rastilho)

01 As simple as giving a name to this song
02 10×10 minute drive
03 What if she fell
04 You make me nervous
05 Together in stupidity
06 Silk
07 Demented
08 Cannibal frustration human hallucination
09 Something complicated
10 Whenever you find yourself deconstructed it’s a good starting point
11 Escapist

Metalcore/Experimental
www.iflucyfell.com

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.