RECORDAÇÕES“Invasões Bárbaras” – Gaiteiros de Lisboa

Há músicos, grupos e músicas que não enganam nem enfadam; nem agora nem nunca: os Gaiteiros de Lisboa são um deles, sem dúvida.
Os Gaiteiros de Lisboa formaram-se em 1991, sendo actualmente compostos por Carlos Guerreiro, José Manuel David, José Salgueiro, Paulo Charneca, Paulo Marinho, Pedro Casaes e Rui Vaz, músicos de uma já extensa e profícua experiência em volta da música popular ou tradicional.
Hoje, volta e meia e respondendo ao chamamento das raízes, apeteceu-me ouvir um daqueles sons, daqueles que nascem bem lá do fundo, do fundo da terra, da terra quente. Brilhantes.
Álbum de estreia dos Gaiteiros de Lisboa e com colaboração activa de José Mário Branco (o primeiro concerto seria com este no dia 21 de Maio de 1994), estas “Invasões Bárbaras” marcaram o abrir caminho para um dos grupos de música de cariz tradicional mais importantes e estimulantes do nosso pedaço. Fundamentais. Em disco, ao vivo…sempre.
O som que se ouve não é só daqui, é dali e de todo o lado, de todo o mundo. É o som universal numa harmonia pura e arrepiante. Não são sons encerrados num passado longínquo, antes pelo contrário, são invasões, cavalgadas heróicas rumo à modernidade, rumo ao som e à vontade dos nossos tempos. Surpreedente a articulação de instrumentos entre si e entre vozes, levando a que canções de origem marcadamente popular se traduzam inequivocamente em recreações de uma actualidade e qualidade indestrutíveis. Exagero?, não…
É assim hoje e já o era em 1995.

Ouvir excertos de temas de vários álbuns: “Subir Subir”, “Sarandilheira”, “Cantiga de Quadras” e “O Tejo Corre no Tejo”.

“Invasões Bárbaras” – Gaiteiros de Lisboa (1995/Farol Música)

01 Introdução
02 Fandango / Ai por cima
03 A Ribeira do Sol Posto
04 Se Eu Soubesse que Voando….
05 Romance da Lhoba
06 Lenga Lenga
07 Cinco por Quatro
08 La Sarandillera
09 Talvez que Sonhando
10 Marcha
11 Décimas
12 O Menino está na Neve
13 Chula

Popular/Tradicional
www.gaiteirosdelisboa.com
www.gaiteirosdelisboa.com: Loja

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.