CRÍTICA“A Fuga…” – Kalaf + Type

Poesia, mensagem, arte, ritmo, harmonia, música…a urgência de se ouvir “A Fuga…”
Começa a ganhar cor o universo do ‘spoken word’ em português. “A Fuga…” é um disco cheio, completo, registo onde as palavras e a música se fundem num só, não perdendo aqui a serenidade, não perdendo ali alguma agressividade. Kalaf, poeta-cantor, é o correio-mor de uma vertente artística que se vai afirmando a passos largos; Kalaf está lá, na linha da frente. Do outro lado, Zé Nando Pimenta, Type por aqui, igualmente membro dos The Zany Dislexic Band, trata do cenário: luz, cor, vibração, acção!. Fantástico. Com uma excelente produção sonora, esta confere à voz de Kalaf o brilho certo, o equilíbrio correcto que sustenta a fuga para frente, que cola a voz e as palavras com a mestia da régua e do esquadro. É um álbum em diálogo, incessante;
Nós, do lado de cá, assistimos extasiados a este exemplo terminal de uma certa e moderna cultura urbana, cultural. “A Fuga…” é um acto de libertação, exorcização de influências negativas, de uma certa cidade que nos esmaga, comprime e nos absorve…de uma cidade mágica!
Imperdível!

“A Fuga…” – Kalaf + Type (2004/Meifumado)

01 1
02 Desconfia/Axiomas
03 Samba Grotesco
04 Trata de te Posicionar
05 Fado Superstar
06 Pele Exposta
07 Epidemias Coloniais
08 Estes e Outros
09 Movimento
10 Mula
11 Conheço este Sonho
12 Não Conceito
13 Litenup
14 Hesitar

Sítio: www.meifumado.org

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.