A TROMPA

Disco da Semana


artigos recentes


LIGAÇÕES QUENTES


Arquivo


SINGLES&EP’S|"Stop Complaining, Music is Dead" – Debut!

Rui DinisRui Dinis

Voltando à forma para acabar o serviço que ficou por acabar há alguns dias atrás…
Pelo boneco e pelo alinhamento do post, a esta hora, já terão reparado que o centro das atenções se voltou de novo para a dupla barreirense que responde por Debut!, os tais que parecem com alguma graça e coerência um camião TIR à beira da estrada; e que animado vai este camião…
Com os Debut! e o seu álbum de estreia, importa igualmente referir dois aspectos que marcam o actual momento do rock nacional. Por um lado, o fenómeno netlabel, cada vez mais activo, mais diversificado, cada vez melhor; pelo outro, o momento extremamente positivo, explosivo diria mesmo, do rock alternativo nacional, mais ou menos experimental, mais ou menos de desconstrução da realidade sonora vigente. Os Debut! vivem essa dupla realidade e vivem-na bem, como um momento de alguma libertação…
Depois…os Debut! são o Cláudio Fernandes (voz e guitarra) e o Diogo Vaz (baixo e 2ª voz), equipados com o tal bicharoco tecnológico a quem os criadores chamaram de iPod Nano e que faz as vezes da bateria. Daí para a frente, sobre o que o resta é apenas power, muita energia, é pegar numa certa forma de fazer coisa e virar-lhe não só a forma como o sentido, nunca perdendo de vista o motivo pela qual existe, a razão que lhe dá vida: é rock meus amigos, pois é… depois, outra vez, são também experimentações e é de uma forma arrojada, descomplexada que a dupla arremessa “um rock – e punk – furioso, soluçante, enérgico e pujante” – já o tinha dito, repito-o. Não custa nada e diverte…
“Stop Complaining, Music is Dead” marca essencialmente o momento do Rock is Alive.

O EP está todo AQUI e gratuito.


“Stop Complaining, Music is Dead” – Debut! (2006/Merzbau)

01 Violence, It Is
02 And You Say
03 Dialogue in Semitones
04 eXXXtravaganza
05 Dry Image

Rock
www.debutaredead.tk

Rui Dinis
Author

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Comments 0
There are currently no comments.