A trompa existe há 11 anos, há 11 anos que faço a trompalista com os discos que considero os melhores, anualmente. Discutível? Claro, o critério é meramente pessoal. Em todo o caso, mais do que estar preocupado com a hierarquização, que é importante, obviamente, a trompalista anual pretende acima de tudo demonstrar a diversidade e a vitalidade da actual música portuguesa; nova, antiga, toda ela; em quantidade e qualidade. Não é um processo fácil e o sentimento que me fica no fim, é quase sempre de injustiça; porque não se consegue ouvir toda a música que se deseja; porque muitos discos ficam de fora e se calhar, noutro dia, até ficavam dentro. Por isso e por outras razões, vos deixo uma lista com mais 100 discos a ter consideração, todos eles editados durante o ano de 2014. Confiram a lista e digam-me se tenho ou não razão. É pesquisar neste vosso blog e alguma coisa hão-de encontrar.
Por ordem alfabética:
@c – “Ab OVO”
A AZA de Jorge Riobom – “Amor-Fantasia”
A Presença das Formigas – “Pé de Vento”
Afonso Pais – “Terra Concreta”
Al Mouraria – “Fado Tango”
Ala dos Namorados – “Felicidade”.
Alice – “Discórdia”
Ana Cláudia – “De Outono”
Asterisco Cardinal Bomba Caveira – “Esta Alegria Nada a Pode Conter”
Bande à Part – “Caixa-Prego”
Black Bombaim & La La La Ressonance – “Black Bombaim & La La La Ressonance”
Bruno Camilo – “Turvo”
Carl Mendes – “Tales & Facts ‘Bout Broken Hearts”
D’Alva – “#Batequebate”
Elektra Zagreb – “Born-Folk”
Elias – “Finalmente”
Equaleft – “Adapt & Survive”
Exploding Cities – “33 Minutos of Weakness and Imperfection”
Flávio Torres – “Canalha”
Herculee – “Pure Intuition”
Heylel – “Nebulae”
Hijack Da Bass – “Demon Club”
HMB – “Sente”
Inkilina Sazabra – “MALDITA(MENTE)”
Jackie D. – “Symphonies from the City”
Joana Espadinha – “Avesso”
Joana Machado – “Blame It On My Youth”
Jorge Moniz – “Inquieta Luz”
José Valente – “Circunstâncias”
KarbonSoul – “3LOGY”
Kátia Guerreiro – “Até ao Fim”
KillButton – “Halos Against the Dark”
Killer Mustang – “Killer Mustang”
Lemm Project – “Encontros”
Levities – “Dead Bouquet”
Lisboa String Trio – “Matéria”
Long Desert Cowboy – “A Gunslinger’s Galaxy”
Luís Lopes Lisbon Berlin Trio – “The Line”
Luís Represas – “Cores”
Luísa Sobral – “Lu-Pu-I-Pi-Sa-Pa”
Lydia’s Sleep – “If you travel enough through time someone will eventually get old”
M.A.U. – “Safari Entrepreneur”
Machinergy – “Sounds Evolution”
Malcontent – “Riot Sound Effects”
Marafona – “Ti Miséria”
Maria de Medeiros – “Pássaros Eternos”
Melech Mechaya – “Gente Estranha”
Merankorii / Hulduefni – “Synthetic Works”
MGDRV – “MGDRV EP”
Miguel Araújo – “Crónicas da Cidade Grande”
Mike Bek – “Legacy”
Mikkel Solnado – “Daisy Chains”
Moe’s Implosion – “Savage”
MoFrancesco Quintetto – “Piedra Solar”
Mónica Ferraz – “Love”
Murdering Tripping Blues – “Pas Un Autre”
Ninja Kore – “Beautiful Disaster”
NOZ² – “NOZ²”
O Clube – “O Clube”
O Íncrivel Homen Bomba – “Porque o mundo não é quadrado”
OCO – “Beyond Dust and Bones”
Old Yellow Jack – “Magnus”
Orgo – “Radix”
Paulo Chagas Creative Ensemble lança “Songs from the books”
Pernas de Alicate – “Casa Para Pássaros”
Plaza – All Together”
Qing of Qong – “BangQoQ”
Raiz – “Mundos, uma Cidade”
Rick Chain – “Voyager”
Rodrigo Amado Motion Trio & Peter Evans – “Live in Lisbon”
Saffra – “Saffra”
Saxontheroad – “Hasta la vista”
Sei Miguel – “Salvation Modes”
Sektor304 – “Engage… Forwards”
Serushiô – “I’m Not Lost…Just Don’t Want To Be Found”
Skills & The Bunny Crew – “Musa de Guerra”
sPILL – “Super Sexy Fight Songs”
Stone Dead – “The Stone John Experience”
STURQEN – “Zebu”
The Black Mamba – “Dirty Little Brother”
The Jack Shits – “Chicken Scratch Boogie”
The Japanese Girl – “A Tea With Twiggy Kasumi”
The Lazy Faithful – “Easy Target”
the LOYD – “Home”
The Ramble Riders – “Mexican Ride”
The Underdogs – “Blame It All On Jazz”
The Vicious Five – “Ghost Eviction”
Time For T – “Time For T”
Tio Rex – “5 Monstros”
Tribruto – “Chavascal”
TV Rural – “Barca”
Uaninauei – “Dona Vitória”
Viralata – “Doa a Quem Doer”
VortexSoundTech – “Land of the Dragon”
Waste Disposal Machine – “DEBRIS”
We Buffalo – “All In”
Wild Apes – “Wild Apes EP”
Xerife – “Xerife”
Xutos & Pontapés – “Puro”
Yesterday – “The Waiting”
só vi agora, não fui notificada com a resposta. sim, é uma espécie de ciclo virtuoso esse fim que está sempre no início. e é isso que a faz tão, porque tão feminina, interessante. viva a música! :-)
parece-me excelente o serviço público que apresentas há mais de uma década. tenho, no entanto, uma coisa a dizer: não fazendo ideia da quantidade de música feita em Portugal e por Portugueses, desconhecia igualmente que na sua grande maioria é ausente de portugalidade. é como se a música feita em Portugal fosse, e é, com as devidas excepções, uma espécie de estrangeirismo.
mas retiro-lhe, obviamente, a esta constatação, a densidade. porque o que importa é a música, essa energia cheiinha de leveza sem fronteiras. :-)
Olá Olinda
De facto, essa é uma discussão antiga para a qual têm sido apontadas diversas razões. Continuarão a ser discutidas mas também não sei se importa gastar tanta energia nessa discussão. Tenho algumas ideias sobre isso mas fico-me pela aquela que diz que cada músico fará a música da forma que mais gosta e lhe dá mais prazer. É a resposta politicamente correcta, haverá outras um pouco mais incorrectas :)
No fim, o que importa é a música!