Quase 10 anos passados sobre o seu surgimento – sob forte impulso de nRv e TatsuMaki, os VortexSoundTech  (VST) viram em 2008 finalmente editado o seu álbum de estreia. Finalmente. Depois de um longo caminho feito em grande parte em compilações e bandas sonoras, o trio bracarense apresenta-se finalmente em nome próprio e de corpo inteiro. O disco chama-se “Fiery Silence” e nunca desilude, mostrando o grupo de nRv (componente electrónica, programação e composição), TatsuMaki (componente eléctrica, manipulação e samplers, composição) e M. d’ARC (compononte humana, performance, composição e débito verbal), num pico de criatividade. E Já cá podia estar há mais tempo.
Há tempos atrás, dizia-se por aqui serem estes “imponentes e agressivos, num drum and bass pujante e de um vigor industrial, negro; eléctrico; electrónico“. Nessa altura, em poucas palavras, já se apresentava  boa parte deste “Fiery Silence”. Numa toada quase sempre imparável, qual drum’n’bass indomável, é forte toda a componente imagética dos VST.  Já o referimos, é fácil a colagem do som dos VST ao desenvolvimento de bandas sonoras. Em “Fiery Silence”, o cenário surge também ele próprio – e muitas vezes – no meio do palco, especialmente quando o som se vê envolvido pela expressividade do spoken word, quando  o ambiente ganha toda aquela carga simbólica que o racionaliza – o sample que se repete. Num trabalho de uma coerência extraordinária, de produção bastante equilibrada, a dureza industrial confere ao som dos VST outra das suas muitas imagens; a imagem de uma força maquinal, igualmente responsável pela visão experimental que emerge de “Fiery Silence”. “Fiery Silence” oferece-nos uma visão mecanizada da arte musical, qual exploração electrónica levada ao limite, qual explosão sonora para se sentir bem alto. São como espíritos em transe. Meio homens, meio máquinas.
Num ritmo inabalável, a pedir uma pista de suor.

som VortexSoundTech


“Fiery Silence” – VortexSoundTech (Thisco, 2008)

01 Upon the circumcision
02 Gold
03 Reload
04 Delete to be happy
05 Abyss
06 XTC Dluson
07 The rap(e) young virgins
08 Process
09 A climax for a hard day
10 Between spaces
11 Saya dream
12 Swords over the sky
13 InOut

tipo Electro/Drum and Bass/Industrial
sítio vortexsoundtech.web.pt
sítio palcoprincipal.clix.pt/vortexsoundtech
sítio thisco.net
sítio www.myspace.com/thisco

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

2 thoughts on “OLHARES|”Fiery Silence” – VortexSoundTech”

Comments are closed.