Físico (força, energia e resistência)
De uma complexidade sonora mínima, pouco exuberante, “Haunted” é habitado por um conjunto de sons, ruídos, objectos que a cada traço pintam cada faixa de cores diferentes, de emoções diversas que sem desarmar, vão pincelando com sensações o cenário das histórias que se vão contando. É no todo deste arranjo, simples, caseiro, que as ambiências se vão criando, que o universo de Complicado se parece ir reinventando…faixa após faixa.

Emocional (energia interior e peso emocional)
Complicado é Miguel Gomes enclausurado num quarto, o seu, enredado em todo o intimismo que obviamente se pode adivinhar. Que é seu. É um disco feito da palavra, de palavras, são elas que compõem o guião e contam as muitas histórias deste “Haunted” – a história dos dias. Quase sempre melancólico, naturalmente, “Haunted é uma mistura folk rock tristemente bela…pessoal e transmissível…

Intelectual (simbolismo e criatividade)
Não é pela criatividade de cada tema que “Haunted” ganha cores solarengas, é antes pelo simbolismo despertado pelo seu conjunto. É uma questão de todo. É essencialmente um disco de cenários, curioso na forma como alinha em palco todas as faixas que o compõem, na forma diferenciada e única como cada tema conta a sua parte da história. Esteticamente difuso, até por isso, às vezes brilhante…um caso complicado de prazer…

Por AQUI é possível ouvir Complicado (apontar a discografia).


“Haunted” – Complicado (2005/Bor Land)

Alternativa
www.bor-land.com/complicado
Loja CDGO

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.