A TROMPA

Disco da Semana


artigos recentes


LIGAÇÕES QUENTES


Arquivo


Olhando Murdering Tripping Blues em “Share the Fire”

Rui DinisRui Dinis

Se em 2008 tínhamos ficado bastante animados com o rock & blues que transpirava de “Knocking at the Backdoor Music” (Raging Planet), em 2010, depois da edição de “Share the Fire”, a sensação é um pouco diferente. Não caminha tanto em direcção à animação, mas sim à surpresa. É essa a sensação inicial que trespassa depois de ouvir atentamente este “Share the Fire”. E não é por ser um disco extraordinariamente diferente do anterior; porque não o é. Então é porquê? Essencialmente, porque os Murdering Tripping Blues souberam evoluir no estilo e na forma; ou, numa outra abordagem, são neste disco a expressão de uma diversidade e versatilidade maiores. Evoluíram no estilo porque são hoje mais do que uma banda de rock & blues. Há na música dos Murdering Tripping Blues uma fusão que os leva a relacionar e cruzar influências de várias latitudes; soul, hard-rock, punk e até algum experimentalismo – não me esqueço de algum noise nos excelentes “Come Into My Waters” e “My Lust”. Diversidade e emoção num disco esteticamente bastante interessante. Mas evoluíram também na forma. É fantástico como continuando a centrar-se fortemente na guitarra de Henry Leone Johnson e na bateria Johnny Dynamite – sim, não há baixo, o grupo consegue ser extraordinariamente versátil nas abordagens sonoras que faz. Claro que o teclado de Mallory Left Eye ajuda; claro que o saxofone de Terry Edwards nas últimas três faixas ajuda, claro. No caso das últimas três faixas, a música dos Murdering Tripping Blues ganha mesmo uma identidade diferente. Uma identidade com toques de free jazz que empurram este disco e os Murdering Tripping Blues para um patamar ainda mais elevado.
No fim, tudo parece estar igual, estando muito melhor. Este é sem dúvida o melhor disco dos Murdering Tripping Blues. Estética e tecnicamente mais evoluído, há por aqui uma intensidade fulminante que se mantém; uma energia e irreverência rock que se saúda. Uma irreverência gravada, misturada e produzida por Boz Boorer (Morrisey, Polecats, Jools Holland), no Algarve.
Espontâneo. Directo. Viril. Muito bom!

Ouvir Murdering Tripping Blues

capa de Share the Fire
“Share the Fire” – Murdering Tripping Blues (Raging Planet, 2010)

01 Share The Fire
02 Hooked In You
03 Come Into My Waters
04 My Lust
05 Dead Cats On The Line
06 Smoke You
07 I’ll Lay My Ramblin’ Shoes
08 Cyltd?
09 Broken Lovers

género: rock
www.myspace.com/ragingplanetrecordsportugal

Rui Dinis
Author

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.