Pequenas audições, são pequenas peças que antecedem discos de maior recheio a estoirar já já em 2006…ambos de base electrónica, o caminho é ainda assim feito de passos distintos, uns mais ambientais, outros mais dançantes…ambos interessantes…

BiarooZ – “Promo”
Primeiro BiarooZ, outra das propostas da editora barcelense Honeysound, é um quarteto composto por C. Ricardino (guitarra, baixo, programações e teclados), João Coutada (baixo, guitarra e teclados), José Novo (guitarra, piano e teclados) e João Dias (bateria). Com uma base inicial marcadamente electrónica, fruto de um trabalho isolado de C. Ricardino, os BiarooZ são hoje um corpo de 4 pessoas que viaja também para além da pura veia electrónica, pisando igualmente outros campos mais ligados à imagem. A “Promo” que aqui se pode ouvir é apenas um pequeno indício. Um documento curto de exploração electrónica, estimulante, criador do caminho que o futuro disco – a sair ainda este ano – virá trilhar de uma forma ainda mais consistente; assim se espera. Esta é uma amostra interessante onde a forte e coerente simbiose entre a electrónica, a programação e a convencionalidade da guitarra, baixo e bateria fazem do som dos BiarooZ uma experiência sonhadora, ténue na carga, relaxante no resultado.
De estrutura e fundo ambiental, esta é uma promo que nos deixa de água na boca…

Está tudo AQUI.


“Promo” – BiarooZ (2005/Honeysound)

01 Lucas
02 Supernova

Electrónica/Alternativa
www.biarooz.com
www.honeysound.com

sUBMARINe – “The Yellow Album”
Sempre de água na boca…
Formados em 2000 em V. N. Famalicão, pela mão de Jorge Humberto e Luís Ribeiro, os sUBMARINe preparam o regresso sem nunca terem desaparecido – ainda bem. Com três registos já no activo (EP’s “World flavours” de 2002, “[OK]” de 2003 e o álbum “Spaces&Places” de 2004), o que deixa transparecer uma boa rodagem, o ano de 2006 marcará o regresso efectivo dos sUBMARINe às edições mais extensas; enquanto tal não ocorre, a banda de Famalicão lançou “The Yellow Album”, disco composto pelos temas “About you and me” e “You can get up and dance” e que visa exactamente preparar esse regresso – em grande.
Quinteto composto por Jorge Humberto – voz, sampling, Luís Ribeiro – programações, sampling, saxofone, Filipe Oliveira – guitarras, Pedro Oliveira – bateria, percussão e César Cardoso – baixo, os sUBMARINe preparam-se para dar continuidade a uma carreira feita em redor das sonoridades mais electrónicas; o apelo a alguma criatividade na forma como dirigem os seus temas para a pista de dança, parece continuar a ocupar uma espaco central na sua dinâmica criativa. Também aqui, o equilíbrio entre a manipulação sonora e todo o trabalho instrumental da banda, de fino recorte técnico, contribuem para uma electrónica dinâmica, até extasiante no apelo muscular que faz.
Soltem-se os ossos…

Está tudo AQUI.


“The Yellow Album” – sUBMARINe (2006/TAWN)

01 About you and me
02 You can get up and dance

Electrónica/Dança
submarine.no.sapo.pt
www.tawn.pt.vu

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.