Ainda sobre o admirável álbum de 2013 dos peixe : avião, um faixa a faixa, segundo os próprios, obviamente.
Prismas
Quisemos começar o disco com um tema arrojado, que anunciasse que este disco era claramente diferente do anterior. A primas pareceu a escolha ideal pela sua crueza, estrutura e soluções exploradas. É o tema com o final mais arriscado de todos os da banda.
Ponto de Fuga
Com a Ponto de fuga novos caminhos foram também trilhados As guitarras assumem novas formas de expressão e o tema tem uma forma igualmente inédita no nosso percurso até ao momento. Destacamos particularmente a relação entre bateria, baixo e voz.
Pele e Osso
A Pele e Osso foi um dos temas mais dificil de concluir e, curiosamente, é um dos mais simples na sua versão final. Antes desta roupagem passou por ser uma canção com uma instrumentação mais convencional mas sentimos que precisávamos de a levar para um registo diferente. No final acreditamos que é um tema tão simples quanto forte.
Espirais
O único instrumento que pertence a todos os 5 elementos da banda é um sintetizador antigo que compramos na ocasião de uma ida a Lisboa para um concerto. O sintetizador está estragado de uma forma extremamente peculiar. Aproveitamos essa forma errática de funcionamento para construir a base do Espirais. É um tema fulcral no desenvolvimento do disco como um todo.
Avesso
Sempre tivemos muita dificuldade em escolher singles para os nossos álbuns, até à Avesso. Desde a primeira vez que a tocamos em ensaio que nos pareceu claro que era um tema com perfil de single. É um tema extremamente directo e assente em diversos elementos rítmicos.
Torres de Papel
Numa das tardes, em que estávamos em estúdio, tivemos algumas horas livres. Enquanto brincávamos com os instrumentos, para passar o tempo, acabámos por criar este tema. É o único que alguma vez compusemos em estúdio e, talvez por isso, soa bastante espontâneo e, tal como a Avesso, é também um dos temas com mais perfil de single.
Ecos
Já algumas vezes usámos samples da voz do Ronaldo para criar texturas ou elementos rítmicos. Esta música é um exemplo disso: diferentes camadas de voz manipuladas para criar o ambiente e controlar a forma, sobre as quais colocámos os outros elementos que suportam a canção.
Voltas Cegas
Este tema foi inicialmente composto e gravado para a colectânea “À sombra de Deus, volume iv”. Alguns dos elementos usados na versão do disco são os da versão original. Foi o primeiro tema em que experimentámos muitas das ideias (a crueza do som, a transparência das texturas, a intensidade do ritmo, …) que acabaram por dar forma ao disco e, por isso, foi (e continua a ser) um tema importante para nós.
Amarras
Quando discutimos o alinhamento do disco, a Amarras foi uma das faixas que, instintivamente, sentimos que poderiam constituir um bom final de disco. Talvez seja assim porque, à medida que o seu próprio fim se aproxima, este tema nos parece deixar com uma certa claridade (será esperança?) que o resto do disco, até então, tinha negado. [ALTERNATIVA | OUVIR]