É; isto vai dar barraca – tradução bem livre do título do novo álbum dos The Vicious Five. Ou então, algo entre uma lamparina nas ventas e um pontapé no rabo. É esta a sensação com que ficamos depois de espremido o regresso aos discos do quinteto lisboeta; um regresso feito de exageros, de algum descontrolo, espaço para onde a trupe comandada por Joaquim Albergaria – mais claro na voz, se lança – nos lança – nuns bons pares de minutos de puro divertimento; sempre à volta daqueles problemas da treta de jovens adolescentes e afins. E não sei se o café ajuda, presumo até que não.
Depois de avisados com “Up on the Walls” (Loop Recordings, 2005), e confirmada a ideia com a postura nos concertos que se lhe sucederam, a expressividade festiva dos The Vicious Five atinge o seu expoente com “Sounds Like Trouble”. Esta coisa da música de sofá, de uma certa intelectualização da coisa artística, em The Vicious Five foi chão que dão uvas; também nunca fez muito sentido. Agora não faz nenhum. É assumida esta forma descomprometida de encarar a música, feita diversão, muitas vezes recuando a estéticas passadas e já mesmo algo ultrapassadas. Quase tudo justifica os fins, ficando o prazer de fazer o que mais apetecer. É um liberdade conquistada e assumida.
Definitivamente, o objectivo foi armar barulho – em todos os sentidos; presumo até que estes rapazes gostassem de ver qualquer coisa a arder – e não vou fazer o fácil trocadilho tripeiro de ver a capital em chamas. Na verdade, a atitude apunkalhada dos The Vicious Five, surge-nos ainda mais livre e pura. Num hardcore mais ou menos soft, é ver a riffalhada soltar-se endiabrada, acoplada a uma bateria sempre em marcha; tudo rumo a uma festa que nunca mais vai acabar. Haja fé em toda esta energia. O facto é que festa é festa e se a música pode ser mesmo uma festa, então os The Vicious Five têm muita para nos dar; música e festa.
Não sendo um exemplo de criatividade – longe disso, “Sounds Like Trouble” vive da pureza e da sinceridade dos cinco músicos que lhe dão vida; coisa que se sente a cada segundo, qual tiro de adrenalina, agitador e provocador. Se é para fazer, mais vale fazê-lo bem, mesmo que outros o façam diferente ou melhor. Estes fazem-no bem, numa fórmula que se repete ao longo do disco, é verdade, mas fazem-no com estilo; com muito estilo. E isso tem piada.
Da garagem para os palcos, com uma passagem pelo estúdio – só para descomprimir, agora é que são elas.
18 de Abril, 23h, ZDB, Bairro Alto, Lisboa
The Vicious Five.
“Sounds Like Trouble” – The Vicious Five (Edição de Autor, 2008)
01 Damn Right Its Misbehaving
02 Dont Forget to Breathe
03 The Vice in Advice
04 Coffee Helps
05 Youth of Tonight
06 Sailor on Shore
07 Axis and Satellite
08 Its Hard to Stay Hard
09 A Vulgar Voice
10 On Losing
11 Sounds Like Trouble
12 Lisbon Calling
Rock’n Roll
[…] Rock The Vicious Five Ler Mais […]