Delirante. É o que me apraz dizer já.
Os The Great Lesbian Show deverão ser um caso quase único no panorama rock português. Experimentalismos roqueiros, electrónicos e electroacústicos à parte, os The Great Lesbian Show são assim como uma espécie de experimentalistas da pop. Se em “Psykitsch Kaleidoscope” (2004) mostravam já ao que vinham, tipo retrospectiva de uma carreira temporalmente já de respeito, em “You’re Not Human Tonight” é a expressão do presente que nos é imposta, uma expressão de afirmação da banda de César Zembla (voz, corneta de plástico e loops), Ondina Pires (voz, corneta de plástico, harmónica), António Manzarra (guitarra), Nuno Maltês (guitarra e baixo) e Sérgio Lemos (bateria e loops). Uma afirmação de gozo, também.
Isto reafirmando desde já que a liberdade criativa  dos The Great Lesbian Show se mantém mais acesa do que nunca. Correr “You’re Not Human Tonight” é entrar na corrente sanguínea esquizóide que une fortemente este quinteto. Desconcertante e desconcertado, o som dos The Great Lesbian Show vive ladeado por uma poesia tão surreal como a imagem de um ovo estrelado a passear na baixa pombalina. É esta loucura natural que faz de cada faixa do disco uma experiência diferente, única, bem humorada. Sem eira nem beira, sem género ou estilo definido, “You’re Not Human Tonight” é um vício:
– “pikachu, pokémon
– “Oh! meu Jesus querido, Oh! meu Jesus amado“.
É um vício!
Genericamente, com The Great Lesbian Show entramos no campo do vale tudo, criativamente. E vale mesmo. Importante parece ser a resposta a um desejo, à vontade de materializar o que o momento nos oferece e nos pede, ao mesmo tempo. Acima de tudo, o grupo diverte-se, na esperança que tal como eles, outros loucos vivam neste mundo com vontade de os ouvir. E vivem mesmo.
No fim, apetece dizer ‘viva o rock provocador dos The Great Lesbian Show‘, um rock apostado em ultrapassar os clichés da pop, da repetição, da mãe que não quer, da vizinha que não gosta, do pai que não deixa. Em “You’re Not Human Tonight”, os The Great Lesbian Show vivem neste e no outro mundo, neste e no outro tempo. Aqui, tudo é liberdade. Sem fronteiras. Isto é, um show lésbico de qualidade.


“You’re Not Human Tonight” – The Great Lesbian Show (Zounds, 2008)

01 a fairy’s tail
02 the tall neck of the giraffe
03 let’s merrily crush them and celebrate our victory over cheap wine, loose women and willing men
04 a safe guide to suicide
05 tokyo, copacabana
06 the man with the golden peanuts
07 o lavrador d’almas
08 pinga a pipa
09 mosquito lust
10 a fairy tale
11 mensagem de barzabu
12 fist of mao in a humbaga
13 urbagnole
14 cowmunism

tipo Alternativo
sítio www.lesboscorp.com
sítio www.zounds.pt
sítio www.myspace.com/zoundsrecords

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

One thought on “OLHARES|”You’re Not Human Tonight” – The Great Lesbian Show”

Comments are closed.