Prólogo | Parte I

II COMUNICAÇÃO GERAL

O nome do grupo/projecto não é tudo mas conta muito, principalmente na Internet. Tenha a certeza de que não existem grupos ou projectos com o nome que pretende para o seu. (Cfr. http://namechk.com)

Um artista/banda deve olhar para o seu projecto como uma marca; uma marca de qualidade, inequivocamente reconhecida e convincente nos seus objectivos.

Mantenha uma comunicação presente mas equilibrada com o público e com os media, na generalidade.

Estar na Internet sem interagir com os fãs, parece desde logo uma oportunidade perdida (via MySpace; Facebook; Twitter; e-mail; fóruns; etc.).

Seja proactivo. Não espere sentado, disponibilize-se para entrevistas ou outras formas de divulgação e não só nos formatos clássicos – ao vivo ou por telefone, mas também por e-mail ou mesmo por chat.

Responda sempre às solicitações dos media – oficiais ou oficiosos; mesmo que seja para mostrar educadamente a sua indisponibilidade. O silêncio raramente é uma boa solução.

Tenha atenção aos serviços de mensagens específicos de redes sociais como o MySpace e o Facebook.

A Internet está repleta de ferramentas e recursos que podem ajudar nas mais diversas fases ao crescimento de um projecto musical. Utilize-as! (Cfr. http://a-trompa.net/tools)

Seja activo na produção de informação relativo ao seu projecto em espaços de referenciação e catalogação como o Rate Your Music, o Discogs, o MusicBrainz ou mesmo a Wikipedia.

Download Gratuito | Ler

musica, net e blogs 2 edição

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.