O tempo está a acabar; assim parece, realmente. Algures no universo, no espaço, uma realidade, o futuro, a ilusão…para algo diferente. Por outras palavras, uma surpresa. Boa.
Chama-se “O Tempo Está a Acabar” e é o registo de estreia dos i2i, uma dupla composta pelos produtores K e Michaelangelo. Ao contrário do que se possa pensar, ao olhar para a rica lista de convidados, onde constam nomes como Fuse, Tekilla, Chullage, Regula, Criatura e Tommyoung, não estamos na presença de um disco de rap, pelo menos naquele sentido musical mais clássico. Decididamente. Há qualquer coisa de diferente. O quê? Tudo o resto. Não é o verbo que marca especialmente “O Tempo Está a Acabar”, é a sonoridade que trespassa por todo o disco que lhe dá toda a sua essência – que o torna diferente. Uma essência capaz que nos leva a sentir o caos, próximo…
Com experiências diferentes no campo da produção, K mais ligado ao hip-hop e Michaelangelo ligado ao techno, o disco dos i2i é uma excelente surpresa; atmosférico, urbano, futurista, geralmente marcado por uma densidade industrial, as palavras aparecem a espaços, como expressão falada de uma ideia que já havíamos sentido sonoramente. Num esforço importante de adaptação ao experimentalismo dos i2i, os MC de serviço acompanharam quase sempre com mestria o ambiente sonoro sombrio criado por K e Michaelangelo – gostei especialmente de algumas das participações de Fuse, da participação de Chullage e de Regula. Dos 36 temas em carteira, a dupla escolheu apenas 21, entrecortando os instrumentais com as mensagens que compõem e dão voz ao enredo. É uma experiência diferente, num cruzamento das electrónicas mais densas com o rap; uma imagem escura, pesada…
Presença certa na trompalista do próximo mês.

som Ouvir alguns sons de “O Tempo Está a Acabar”.

capa de O Tempo Está a Acabar
“O Tempo Está a Acabar” – i2i (Loop:Recordings, Labrynth, 2007)

01 Portal 11
02 O Mundo não Acaba (Chullage)
03 Outros Tempos de Luz (Tekilla)
o4 Mutações Espontâneas
05 Invasão Robótica (Fuse)
06 Percepção Paralela
07 Novas Ideias (Regula)
08 Reflexo 2006 (Fuse)
09 Voragem do Tempo Interdimensional
10 Paradoxal (Tekilla)
11 Renascer é Viver (Fuse)
12 O Planeta Drone
13 Um Passo Mais Além (Criatura)
14 Requiem 777
15 Evolução Genética (Fuse)
16 Metamorfose Esotérica
17 Life’s a Journey (Tommyoung)
18 Onirismo Astral
19 Outra Dimensão Intergaláctica (Tekilla)
20 Eleven Dimension
21 O Oráculo Fantasmagóric0

tipo Experimental/Rap
sítio www.myspace.com/looprecordings
sítio www.myspace.com/labrynthrecs
loja Loja: Daklub Basement

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.