nota de imprensa

[nota de imprensa] OrBlua e o novo “Retratos Cinéticos”

Por em 22 Mar 2015

retratoscineticos
Do Algarve para o mundo.

A banda algarvia que se caracteriza pela originalidade das composições e pelo carácter multi-instrumentista dos 3 músicos que a compõem, apresenta o seu primeiro LP – Retratos Cinéticos – no dia 19 de Março no Teatro Municipal de Faro. É uma obra híbrida, que junta livro de fotografia e edição discográfica num único objecto. A música é original de OrBlua, as fotografias são inéditas de Jorge Jubilot. A banda de Faro e o fotógrafo de Olhão, juntam-se para um trabalho que pretende ser um retrato da região algarvia.

RETRATOS CINÉTICOS tem um duplo sentido, simultaneamente invoca o nascimento do cinema com a técnica de animação de fotografia, mas é igualmente referência a CINETICUM, como era conhecida a região do Algarve no período de domínio romano. A sucessão de imagens, de sons e de textos, fazem de RETRATOS CINÉTICOS, um filme que mostra o Algarve.

O disco com 11 temas celebra a região algarvia, sendo cada tema uma imagem do Algarve, da cultura e das tradições, das suas gentes e dos seus costumes. Uma visão contemporânea da identidade algarvia, procurando no património as raízes da essência do povo e da cultura do Algarve.

São músicas e letras originais que falam sobre diversos temas do Algarve, desde a pesca, aos tradicionais moinhos (maré, vento, água), às amendoeiras, até a um alerta ecológico no Cabo de S. Vicente, à desertificação da Serra do Caldeirão ou sobre uma volta por toda a região.

No meio dos temas originais apenas uma excepção, um tema da autoria de Sérgio Mestre, em género de homenagem ao músico de Tavira. O tema Calendário tem como convidado um amigo de Sérgio, Janita Salomé, com quem ele colaborou inúmeras vezes.

Destacam-se ainda os outros convidados, Gaiteiros de Lisboa, no tema Tempo Estado e o tema Quem Manda Aqui Sou Eu, baseado nos Bailes Mandados. Este tema foi encomendado aos OrBlua pelo realizador Tiago Pereira para a série O Povo Que Ainda Canta. O tema acabou por dar nome ao episódio dedicado ao Algarve.

São 11 temas sobre o Algarve e são 11 as fotografias tiradas por Jorge Jubilot, para tornar cada música, um postal ilustrado da região.

RETRATOS CINÉTICOS  É um trabalho feito no Algarve, sobre o Algarve, para o Algarve e para todo o mundo.

TAGS
RELATED POSTS

DEIXE UM COMENTRIO

Rui Dinis
Portugal

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Breves no Twitter
PUB
Redes Sociais
Por decisão pessoal, o autor deste blogue não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.