Dois anos passados sobre “África Mecânica de Metal” (Zounds, 2008), Jorge Ferraz (guitarras, efeitos especiais, gravações e programações de sequenciadores, poemas e poemas-frase) está de volta aos discos, agora em trio, na companhia de Sapo (pratos acústicos e percussão electrónica) e José Ferreira (guitarras e efeitos especiais). A estes juntam-se ainda as vozes de Adolfo Luxúria Canibal (Mão Morta), César Zembla (The Great Lesbian Show) e Nuno Moura (poeta autor de “Calendário das Dificuldades Diárias” e de ”Nova Asmática Portuguesa”). O novo disco chama-se “Humanos Abençoados e Outros Contos” e é composto por 12 faixas, com os extras de um DVD e um hardcover book ilustrado de 20 páginas.
“Com este trabalho, o desbravar de novos caminhos e a procura de futuro, que é timbre da música de Ferraz, entra no território da maturidade e reconcilia-se com o seu próprio passado, reiterando uma identidade musical bem vincada que nunca deixou de reivindicar a sua matriz poética, mesmo que palavras pouco se ouçam. Isto mesmo se observa nos 12 temas do CD, 8 inéditos a que se juntam 4 autênticas reinvenções de temas de antigas bandas de Ferraz.
Então, e do que se trata?… Naturalmente, dos humanos abençoados, um poema audiovisual que nos abre a porta a uma GuitarTrónica feita de canções de adeus com ruídos, ritmos e imagens.” (nota de imprensa)
“Humanos Abençoados e Outros Contos” é uma edição numerada e limitada a 1000 exemplares.
“Humanos Abençoados e Outros Contos” – Jorge Ferraz Trio (Presente, 2010)