A TROMPA

Disco da Semana


artigos recentes


LIGAÇÕES QUENTES


Arquivo


“Cura” pelos Sturqen

Rui DinisRui Dinis

“A ideia de cura sugere tratamento, remédio, um processo de restauração de saúde de um organismo doente, desequilibrado. Se existe processo de recuperação, a questão foca-se em descobrir o problema. A solução talvez esteja na procura de tranquilidades básicas que controlam o interior dos organismos, ou nos processos reguladores que trazem ordem a um caos instalado.

A cura é uma negação do problema; uma negação da negação que suprime aquilo que é estranho a um sistema saudável. A cura é um acto de violência saudável. É na exploração desta violência que se situa a sonoridade de Sturqen neste álbum, onde o som vive de uma dureza que atrai por ser feia, crua e muitas vezes imprevisível. Tal como um tratamento, a experiência de Sturqen está dependente do ouvinte que se sujeita voluntariamente a algum desconforto. Os resultados surgem sem segundas oportunidades.

A música tanto pode ser mistério como resposta definitiva. Na bipolaridade de intensidades surge sempre alguma surpresa sedutoramente pulsante. É a vicissitude da desordem. Com uns musculados 52 minutos, Cura é o álbum mais diversificado de Sturqen até hoje. Uma viagem entre máquinas sujas que também produzem cores vivas e texturas agrestes e onde, no fim, o mundo orgânico afinal não é tão distante ou incompatível com um rigor mecânico que se podia imaginar inquebrável.” – Nota de Imprensa

Rui Dinis
Author

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.