Feita a apresentação em Lisboa, ontem, na Galeria Zé dos Bois, resta agora esperar pelo dia 2 de Abril. É o dia escolhido para a apresentação no Porto do novo disco de Tiago Sousa, “Walden Pond’s Monk”. Vai ser às 22h, no Clubbing da Casa da Música:

Inspirado na obra literária de Henry David Thoreau, autor que desmonta as vicissitudes da existência humana em plena Revolução Industrial americana, Walden Pond’s Monk vem afirmar as opções estéticas e ideológicas do músico e compositor, que se cruzou recentemente com Walden ou a Vida nos Bosques e Desobediência Civil, as obras de Thoreau eternizadas como legado da sua filosofia.
O espírito contestatário presente na sua obra, que apela à liberdade, à expressão individual e ao reencontro do Homem moderno com as suas raízes ancestrais de comunhão e respeito pela natureza, exercem um enorme fascínio em Tiago Sousa. De tal modo que se concentra em compreender como poderá aplicar estas concepções ideológicas na sua expressão artística. A estética que o músico vem desenvolvendo, cristalizada em Insónia (Humming Conch, 2009) e confrontada com a obra ensaística de Henry David Thoreau encontra o meio para a sua emancipação. Prossegue assim o seu caminho numa abordagem quase-romântica, quase-impressionista, sem os formalismos da escola erudita, abraçando ao invés, agora em plena consciência, a simplicidade como fundamento da sua existência.
” (Tiago Sousa Newsletter)

O disco tem edição da norte-americana Immune Recordings. Anda pela grande rede um boa amostra para ver e ouvir.

Ouvir Tiago Sousa

capa de Walden Pond’s Monk
“Walden Pond’s Monk” – Tiago Sousa (Immune Recordings, 2011)

género: contemporânea
www.tiagosousa.org
www.facebook.com/tiagomsousa
immunerecordings.net

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.