“Pride of the Free”, é esse o título do novíssimo álbum dos X-Cons.
Banda formada no início de 2005 e hoje composta por João Leite – voz, Nuno Santos – guitarra e coros, João Carneiro – bateria, João Santos – baixo e coros – e José Morais – guitarra e coros, os X-Cons apresentam hoje o seu álbum de estreia; um registo bem agradável em melódico excesso de velocidade.
Sem segredos, são eles mesmo que o afirmam, “os X-Cons são uma banda que cruza as linhas do Punk-Rock/Hardcore característico dos anos 90, bem ao estilo de bandas como Pennywise, Strike Anywhere e Anti-Flag” (press-release). É verdade, mas tentemos perceber se o fazem com energia suficiente de forma a avançarmos sem receios para este “Pride of the Free”. Não, não há que ter receio; nem sempre parecendo, longe vão os tempos da maqueta “ When will they fall?” (2005), o grito que trouxe os X-Cons para a frente do combate político e social tripeiro. Hoje, ainda mais conscientes e mais rodados, os X-Cons oferecem-nos um cocktail explosivo do melhor punk-hardcore independente nacional. Activo, pro-activo, melódico na forma, “Pride of the Free” mostra-nos uns X-Cons com vontade de enfrentar a estrada com garra e uma energia sem fim. Por entre uma bateria cavalgante e as guitarras insinuantes, João Leite vai cuspindo palavras de ordem, duras e directas, centradas ainda assim num futuro de esperança. Há sempre esperança. É preciso acordar e os X-Cons fazem-no a rasgar.
O concerto de apresentação decorrerá hoje, às 22h, no Porto-Rio (Porto), com os Step Back e os Resposta Simples a fazerem a primeira parte.

som X-Cons

capa de Pride of the Free
“Pride of the Free” – X-Cons (Infected Records, 2008)

01 No way out
02 Run for your Life
03 Red Flag
04 Pride of the Free
05 Manifest
06 World Collapse
07 Rockstars in the Whitehouse
08 Far Away
09 This World is Made of Lies
10 Time for a change

tipo Punk/Hardcore
sítio www.xcons.pt.vu
sítio www.myspace.com/infectedrecordsdiy

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

One thought on “OLHARES|”Pride of the Free” – X-Cons”

Comments are closed.