olhares

The Firstborn em “Lions Among Men”

Por em 23 Mar 2012

Não há como evitá-lo. Não que o queiramos mas em condições normais, numa outra situação, esta poderia ser uma possibilidade. Neste caso, não há mesmo como evitá-lo. Com um percurso marcado por discos de elevada qualidade, particularmente “The Unclenching of Fists” (ProCon Media, 2005) e o mais recente “The Noble Search” (Major Label Industries, 2008), “Lions Among Men” não foge à regra, surgindo por aqui como a peça que faltava no puzzle. Falo de uma peça burilada com grande rigor, parte do enorme enigma budista que é a obra recente dos The Firstborn. Não há como fugir e francamente, não é sequer desejável ou aconselhável, isto, se o objectivo for ser dobrado por uma música que desperte sensações únicas, momentos de longa vibração. Sobre o black metal de fundo, os The Firstborn oferecem-nos neste disco um som mais melódico, progressivo, um som embrulhado numa atmosfera hipnótica incrível. Em parte, é resultado da enorme intensidade das guitarras de Nuno Gervásio e Filipe Lima. Na outra parte, deve lembrar-se o papel já central do convidado Luís Simões (cítara, sintetizadores, percussão e sampling) na obra final que é “Lions Among Men”. Depois, Bruno Fernandes continua a marcar a diferença. Aliás, faz mesmo toda a diferença, não só pela sua ampla capacidade vocal, mas particularmente pela forma com as palavras saem da sua boca, pela forma como ganham um poder lírico diferenciador. É pura inspiração. Hélder Malícia no baixo e Rolando Barros na bateria, conferem por fim toda a magnitude rítmica que cadencia o drama de “Lions Among Men”. E o quadro está completo.
De uma enorme densidade narrativa e interpretativa, The Firsborn é uma experiência diferente, superior, um disco orgânico para sentir do princípio ao fim. Um enorme prazer.

Ouvir “Lions Among Men”

capa de lions amomg men
The Firstborn – “Lions Among Men” (Rastilho, 2012)

01 Lions Among Men
02 Without As Within
03 Wantless…
04 Vajra Eyes
05 Eight Flashing Lances
06 Nothing Attained, Nothing Spoken
07 Sounds Liberated As Mantra

| METAL |
www.lionsamongmen.net
www.myspace.com/unclenchedfists
www.facebook.com/TheFirstbornOfficial

TAGS
RELATED POSTS

DEIXE UM COMENTRIO

Rui Dinis
Portugal

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Breves no Twitter
PUB
Redes Sociais
Por decisão pessoal, o autor deste blogue não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.