Aos pontapés!
Raramente consigo alinhavar esta rubrica sem ser um pouco irónico, às vezes confuso – admito, quase sempre apressado – é assim que este blog sobrevive dia-a-dia.
Hoje apetece-me exclamar, perguntando: então a música portuguesa não vende? Se calhar não, é verdade, marcar presença neste top de vendas já valeu bem mais do que vale hoje. Nem tampouco o aqui estar, quer dizer sempre que se vendeu, efectivamente. Assim seja, passo em frente. A verdade é que somados os 10 discos mais vendidos durante esta semana, encontramos já atribuídas 17 platinas – não resisti, contei com a nossa Nelly. Dezassete. Naturalmente, os 7 do rapaz Sardet não dão hipótese, se bem que o regressado Carreira, já leva também 4 estampados na parede – imparável este homem. Nos dez primeiros, aparecem ainda os platinados 4Taste – claro, o grande Paco Bandeira, a nossa Nélita e a flor mais bela deste país e dos outros países aqui perto. É verdade, 5.5 platinados nos dez mais – e não esqueço o douradinho dos Pintainhos.
Pronto, ok, admito que é no resto da lista que os meus olhos brilham – mais ou menos, sempre mais ou menos. As platinas continuam; Mariza tem uma, The Gift tem outra, Docemania tem também uma – ah! pois é, e por fim, o filho do imparável tem também duas; duas platinas. Muito bem, passemos aos dourados e nestes, abram alas para Rodrigo Leão, Humanos, Sara Tavares – oh! Sara Tavares, Dulce Pontes, Beto e por fim, abram alas também para o grande defensor dos cães de louça – sim, é importante falar-se destas coisas.
De resto e porque nem só de platinas e ouro vive o mundo, há ainda espaço para um tal de JP Simões e para um outro chamado Sam The Kid – chama-se assim mas parece que canta em português, que parecem querer aguentar-se estoicamente nesta competitiva lista – no último terço da lista, entenda-se. A estes, se ainda juntarmos os nossos irmãos Roberto Carlos, Ive Mendes, Roupa Nova e Tom Jobim, então aí, meus senhores, é a luz do paraíso.
Feitas as contas, assim por alto e em 30 posições, há 17.5 portugueses e 4 manos do outro lado do Atlântico; huuuummmm parece-me muito bem.
Será? Será o top dos mais vendidos ou será também o top dos mais distribuídos? Com algum exagero, admito, mas fico sempre com esta dúvida. Mas sim, parece-me bem.

lista dos 30 mais vendidos

sítio www.artistas-espectaculos.com

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.