Não há como evitá-lo. De repente, não se vê mesmo outra forma de o fazer melhor. Repartam-se as culpas pela extraordinária qualidade dos músicos e da produção – esta dividida entre a banda e o requisitadíssimo Daniel Cardoso – e não há mesmo como evitá-lo. E não havendo, é melhor dizê-lo já: “Confrontation of Souls” é um dos álbuns referência do metal português em 2009 – pelo menos.
Se com “Brainwash Show” (Edição de Autor, 2009) a ameaça foi sentida, indelevelmente, três anos depois, a banda da Moita cumpre com a ameaça feita nesse disco. Mais madura, tecnicamente muito mais consistente, os Switchtense apresentam-se em 2009 com um álbum que é uma verdadeira bomba sonora. Sem quebras, do princípio ao fim, são 11 temas a rasgar numa velocidade absolutamente estonteante; numa violência tão ensurdecedora como cativante, tal o groove que a banda impregna no seu som. Chega a arrepiar a energia depositada em cada tema pelo grupo de Hugo (voz), Karia (baixo), Neto (guitarra), Pardal (guitarra), Xines (bateria). Outros diriam também: brutal. Com uma profundidade orgânica, carnal,  “Confrontation of Souls” não dá descanso, envolvendo-nos de tal forma numa teia tão bem urdida, que nos impede de largar com facilidade os amigos auscultadores; já o tinha dito, do princípio ao fim. A descarga é completa e frontal, pondo a nu toda a capacidade técnica do quinteto da Margem Sul. Já não sou o primeiro a dizê-lo, desta ou de outra forma, mas “Confrontation of Souls” é de uma impetuosidade contagiante; avassaladora; arrebatadora. Poderoso.
O thrash-hardcore nacional está de parabéns; principalmente os Switchtense, obviamente!

ouvir

capa de Confrontation of Souls
“Confrontation Of Souls” – Switchtense (Rastilho Records, 2009)

01 Confrontation Of Souls
02 Infected Blood
03 The Gallery Of Horrors
04 Into The Words Of Chaos
05 The Descent
06 This Misery
07 State Of Resignation
08 Origins Of Darkness
09 Second Life
10 The Last Man Standing
11 Soldiers Of Rage

género: hardcore
sítio

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

3 thoughts on “OLHARES|”Confrontation of Souls” – Switchtense”

Comments are closed.