“Tantas Lisboas”; é este o título do segundo álbum de Marco Rodrigues. Vencedor da Grande Noite do Fado com apenas 16 anos, Marco Rodrigues lança finalmente o sucessor de “Fados da Tristeza Alegre” (Ocarina, 2006), um álbum composto por 12 fados. Entre os convidados, na voz e nas letras, estão os nomes de Carlos do Carmo, Mafalda Arnauth, Boss AC, Inês Pedrosa e Tiago Torres da Silva.

“Tantas Lisboas” apresenta alguns clássicos – como o lendário “Fado do Estudante” (interpretado por Vasco Santana no filme “A Canção de Lisboa” ou alguns fados tradicionais reunidos numa rapsódia, prática que tem caído em desuso junta da comunidade fadista) – e muitos originais, incluindo dois temas com música composta pelo próprio Marco Rodrigues. Aliás, neste álbum Marco Rodrigues – e tal como acontece muitas vezes ao vivo – acompanha-se, também, à viola. E, diz ele, isso não lhe faz perder a intensidade ou a verdade do canto: “Pelo contrário. Sinto-me muito mais confortável sendo eu a tocar viola porque a minha forma de estar na música, ao vivo, é um pouco irreverente. Gosto de controlar as dinâmicas, os andamentos, de ser eu a segurar o todo. Quando se concentra essa energia só a cantar é fantástica. Mas quando se concentra essa enegria a cantar e a tocar, levando as dinâmicas lá para cima ou cá para baixo, ainda é melhor”.” (nota de imprensa)

O álbum está disponível desde 13 de Setembro.

Ouvir Marco Rodrigues

capa de Tantas Lisboa
“Tantas Lisboas” – Marco Rodrigues (Universal, 2010)

género: fado
www.universalmusic.pt

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.