Algum dia tinha de ser. Algum dia a decisão tinha de ser tomada. Parar ou morrer. Pois bem, eles andam por aí: Canker.
Com uma história que remonta já a 1997, então a responder por Canker Bit Jesus, e com várias maquetas e EP’s gravadas desde então, os Canker estão de volta à ribalta, alguns anos depois do seu último registo. E estão de volta com um álbum, de estreia, “Interactivist” de seu título. Banda leiriense formada hoje por Marciano – voz, Spined – guitarras, Gomes – baixo e Icecream – bateria, os Canker não são uma banda acabada de chegar à praça da música. E não é só pelos seus 11 anos de estrada, isso sente-se também pela consistência transmitida pelos temas do novo disco. Sente-se o peso do tempo. Composto por 10 temas – mais um escondido, a música dos Canker assentou, ganhou relevo, volume e desvenda um quarteto perdido de amores pelo conturbado espírito da fusão. Entre o rock e o metal, entre a doçura de um toque e a violência de um grito, a música dos Canker procura espaço para se colocar, para se impor como um modelo activo. Dominado por uma vontade exploratória, por um indómito desejo de se impor pela diferença, “Interactivist” vive de uma energia alternativa, uma vontade única de cruzar o rock e o metal numa sonoridade forte, marcada por vistosos riffs e por uma secção rítmica bem presente. É uma vontade que não deixa espaço para dúvidas.
Depois, e tendendo para a diversificação no todo, o facto é que este não é um trabalho com uma estética finalizada – acho que nunca o é. As influências pressentem-se e servem de guia para aquilo que os Canker pretendem oferecer. Mais ou menos original, Canker não é de fácil rotulagem, sobressaindo antes a segurança com que o quarteto nos apresenta a sua missiva; o seu “Interactivist”. Entre temas novos e antigos, regravados, salta a esperança de um renascimento.
O renascimento de Canker.

som Canker

poster promo de Interactivist
“Interactivist” – Canker (Edição de Autor, 2008)

01 Accusations
02 Cold Gate
03 Unstable
04 Regeneration
05 Mirus
06 Error Is The Man
07 The Miscalculations Of The Photophobia
08 Marcha Pra Morte
09 Dancing With The DBDs
10 Loko Loko Man

tipo Rock/Metal/Alternativo
sítio cankeronline.blogspot.com

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

One thought on “OLHARES|”Interactivist” – Canker”

Comments are closed.