Há muito, há já algum tempo que não regressava ao pasquim mais distribuído de Portugal, a Dica da Semana; o tal dos não sei quantos milhões de exemplares distribuídos…esta semana foram os GNR os rifados. Quando questionados se em 25 anos de carreira também tiveram momentos menos bons, algumas afirmações importantes:

RR – Sim, mas nunca houve coisas verdadeiramente terríveis.
TCM – É óbvio que houve uns anos piores do que outros, até porque passámos pelos anos da ressaca do rock português, em 1983/1984.
RR – Além disso, também levámos com o “pimba”, que fez desaparecer a música da televisão por magia…”

(Dica da Semana, 3 Agosto 2006, pág.5)

Várias verdades; uma já histórica, depois da bonança vem sempre a tempestade – é ao contrário mas aqui fica melhor assim, confirmada pela chamada “ressaca do rock português” e uma segunda, talvez mais séria e tão poucas vezes abordada com a seriedade que merece. Falo efectivamente no papel que programas (estações de televisão) como o “Big Show SIC” (1995-1998) e afins tiveram na propagação abusiva de um certo e único tipo de música na televisão portuguesa- vulgarizado na época por “pimba” e à qual indirectamente Reininho não chama sequer música – em detrimento de muitas outras músicas.
Ainda hoje pagamos essa paragem no tempo e bem…


>GNR

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.