Porque é importante e interessante, junto segue a transcrição da nota de imprensa sobre o projecto “Aldeias Sonoras”:
“O primeiro módulo do projecto educativo “Aldeias Sonoras” decorrerá em zonas rurais do concelho de S. Pedro do Sul entre Fevereiro e Junho 09, sendo organizado pelo Centro de Residências Artísticas de Nodar em colaboração com professores e alunos da Escola Secundária de S. Pedro do Sul, contando com o apoio financeiro da Câmara Municipal local.
“Aldeias Sonoras” é um projecto único a nível nacional, de mapeamento sonoro de zonas rurais portuguesas, em paralelo com o seu levantamento geográfico, histórico e sócio-cultural. O projecto envolve escolas de zonas rurais de diversas regiões de Portugal e pretende evidenciar a riqueza sonora do mundo rural português e a necessidade de o registar, envolvendo crianças e jovens nessa descoberta, promovendo em paralelo o sentido de identidade, de diversidade e de orgulho em viver no campo.
“Aldeias Sonoras” parte da necessidade de defesa e documentação de realidades paisagísticas rurais, para além da perspectiva ambiental em sentido estrito. A paisagem enquanto sobreposição de elementos naturais de fauna, flora e geologia, mas que inclui também elementos de intervenção humana, sejam arquitectónicos, agrícolas, saberes, utensílios, etc. Uma realidade que abrange todas as dimensões da paisagem é a acústica. Quais os sons que a nossa paisagem rural incorpora? Quanto deles já desaparecerem irremediavelmente? Estamos habituados a olhar o mundo que nos rodeia, mas quanto tempo nos dedicamos a escutar a “música” da paisagem? O que podemos aprender acerca das comunidades rurais através da dimensão sonora? Hoje em dia existe uma consciencialização crescente para a necessidade de defender, estudar e documentar o património sonoro, de tal forma que existem estudos de ecologia sonora e algumas áreas geográficas (como a região espanhola da Galiza) incluem a dimensão sonora no âmbito do seu património imaterial autóctone.
“Aldeias Sonoras” envolve uma série de módulos de aprendizagem teórico-prática, com o objectivo de dotar os alunos de conhecimentos de tecnologias de registo e edição de sons, mapeamento de sons em mapas Google, utilização de blogs para a organização e distribuição de informação, associando cada etapa do projecto a diversas disciplinas curriculares (nas áreas da arte, história, cidadania, geografia, tecnologias de informação, etc.).
O segundo módulo do projecto já está calendarizado para Maio próximo e decorrerá no concelho de Vimioso (distrito de Bragança), no âmbito do festival Sons e Ruralidades 09, o qual é organizado pelas associações transmontanas AEPGA e Aldeia.” (nota de imprensa)
O projecto “Aldeias Sonoras” é uma co-produção da Binaural e da Associação Cultural de Nodar.
www.binauralmedia.org
www.nodar.org