Não nos é indiferente a beleza dos Açores. Não pode ser, nunca. A beleza da natureza, das pessoas, da cultura, de tudo. A cada regresso às ilhas do açor, cresce uma vontade em aprofundar o conhecimento sobre aquela forma de ser, aquelas gentes, aquele sentir. Foi assim, mais uma vez, que entre um suculento bife em S. Miguel e o famoso gin tónico do Café Sport, no Faial, se adensou esta vontade em voltar a trazer os Açores para o topo deste espaço. Na bagagem, veio também o recente DVD do grupo Belaurora.

Oriundo da ilha de São Miguel, o Grupo de Cantares Belaurora, constituído totalmente por amadores, dedica um pouco do seu tempo livre à recolha, pesquisa, estudo, preparação e divulgação da Música Tradicional, propondo, com o seu trabalho, uma pequena viagem pelas nove ilhas dos Açores.” (1)

Não é uma pequena viagem…nascido em 1985, Ano Internacional da Juventude, na freguesia de Capelas, Ponta Delgada, S. Miguel, o Grupo de Cantares Belaurora mantém-se ainda hoje, como um dos expoentes máximos da divulgação da arte e cultura açorianas; da sua música.
Neste DVD, o grupo dirigido por Carlos Sousa (direcção musical), percorre com mestria a música das 9 ilhas dos Açores, oferecendo-nos um plano completo de toda a musicalidade – e vida – que irradia deste arquipélago. Depois, e mais do que um mero DVD musical, “A Voz de Um Povo” é um extraordinário cartão de visita das ilhas, na forma como interpõe as actuações do grupo – ao ar livre, sem público e com um fundo natural – com belíssimas imagens da ilha cantada; imagine-se uma banda sonora para a beleza de cada ilha. É esta a voz deste povo.
Porque a tradição existe, está viva e é preciso mantê-la!

capa de A Voz dum Povo
“A Voz dum Povo” – Belaurora (Emiliano Toste, Açor, 2006)

Menu:
a. Filme/Capítulos
01 Marciana (S. Maria)
02 Lundum (S. Miguel)
03 Sapateia (Terceira)
04 Rema (Graciosa)
05 Caracol (S. Jorge)
06 Saudade (S. Jorge)
07 Majaricão (Pico)
08 Chamarrita do Caracol (Faial)
09 Rema (Flores)
10 Chamarrita Nova (Corvo)
11 Nova Chamarrita (G. Bernardo)
12 Roda do Leme (José F. Costa/C.Sousa)

b. Breve Historial
c. Imagens da Nossa Memória
d. Créditos

tipo Folk
sítio belaurora.com
sítio www.emilianotoste.pt

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.