Lançado há dias pela Optimus Discos, “Vitorioso Voo” é o EP de estreia de Vitorino Voador. E que belo EP. A trompa lançou algumas perguntas a João Gil, o mentor do projecto:

O Título
Que “Vitorioso Voo” é este?

É o primeiro voo de um super-herói que criei para poder exprimir a minha música.

O Estilo
A que soa Vitorino Voador?

Uii, eu sou mau a catalogar bandas, mas segundo o que me chegou aos ouvidos é “Pop Estranha”, estilo que só pelo nome já me deixa feliz de o poder tocar!

As Influências
Que sons ouve Vitorino Voador?

Posso dizer de caras uma banda e dois pianistas que me influenciaram sempre, Radiohead, Brad Mehldau e Bernardo Sassetti. Depois existem mais 500 nomes que não vou dizer agora só para não matar de tédio quem quiser ler a entrevista.

O Single
“Carta de Amor Foleira” é o single escolhido. Porquê?

Por ser uma das musicas que surgiu primeiro e que me fez andar para a frente com o Vitorino Voador, por ser também uma música que não é necessariamente um reflexo de tudo aquilo que faço e por querer ver uma reacção, valeu a pena!

A Mensagem
A mensagem é mesmo importante? Porquê?

A mensagem é muito importante para mim, a música “Mensagem” foi uma música que escrevi para mim mesmo no dia antes do primeiro concerto porque estava cheio de medo de o ter que fazer e essa mensagem deu-me coragem a mim mesmo. Mas há também uma mensagem que tento transmitir em cada concerto e que espero que chegue às pessoas, de uma visão do que se passa à minha volta e daquilo que sinto.

A Composição
És responsável por todas as letras e músicas deste EP. Com todos os projectos em que participas, o que diferencia este Vitorino Voador de todos os outros projectos?

Acho que cada uma das minhas bandas tem uma linguagem muito própria, eu pelo menos sinto isso. O Vitorino Voador surge também por essa mesma razão, por fugir a cada uma dessas linguagens, e por essa razão acaba por ter direito a um lugar só seu.

A Produção
José de Castro deu uma mãozinha na produção. Como correu esse processo?

Melhor do que alguma vez imaginei, o trabalho do Zé foi muito importante, deu uma cor às musicas que nunca tinha imaginado, se o disco soar bem às pessoas, posso então dizer sem dúvida alguma que ele é um dos grandes culpados disso!

A Internet
O disco foi editado pela Optimus Discos. Como olhas para o papel da Internet no panorama actual da indústria musical?

A internet faz parte das nossas vidas e tem um papel muito importante no que fazemos no dia a dia, acho que o mais sensato será usar isso para fazer um bom trabalho. No caso deste disco é muito bom, porque as pessoas podem ter acesso gratuito a ele, se gostarem do disco não vão demorar nem 30 segundos até o poderem ter nos seus computadores, por consequência eu também sou recompensado, porque mais facilmente as pessoas vão conhecer o meu trabalho, posso falar com uma pessoa na China hoje e 10 segundos depois ele tem um disco meu para ouvir do lado dele. Também existem os lados negativos, mas eu gosto mais de ver as coisas pelo lado positivo hehe…

Os Concertos
Para quem não conhece Vitorino Voador, o que podem esperar as pessoas que o forem ver ao vivo?

Podem esperar concertos sinceros, não vou fazer mais do que aquilo que consigo, nem vou dizer mais do que aquilo que for capaz, mas o que fizer e disser vai ser sempre sincero e vou esforçar-me por fazê-lo da melhor maneira possível. Podem esperar concertos onde vou tocar a solo mas também concertos onde vou tocar com banda e convidados. Podem esperar muitos instrumentos nuns concertos ou até só mesmo guitarra e voz noutros. Gosto do lado surpresa onde nem eu próprio sem muito bem o que vai acontecer no próprio dia do concerto do Vitorino Voador.

O Futuro
Sabemos que este EP é o primeiro capítulo de uma história que terá continuidade em 2013. Podes desvendar alguma coisa desse 2º capítulo?

Posso sim, o disco que se segue é a continuação da história inicial do EP, no Vitorioso Voo quis mostrar às pessoas um super-herói, que ainda ninguém sabe quem é, que quem o vê não apanha mais do que um vulto e ele desaparece logo, o disco vai continuar essa história, onde ele se mostra a toda a gente, num mundo onde as pessoas sabem que podem contar com ele, onde ele vai fazer tudo o que precisa como super-herói mas será um disco que vai mostrar também outro lado da história dele, mais pessoal, mais íntima, onde ele tem de lidar com os seus próprios problemas. Não há data de lançamento ainda, mas já existe um alinhamento e um conceito gráfico que estou ansioso por começar a trabalhar!

Vitorino Voador – “Vitorioso Voo” (Optimus Discos, 2012) | POP | Download Legal de “Vitorioso Voo”
www.facebook.com/vitorinovoador

vitorinovoador.bandcamp.com
optimusdiscos.pt

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.