Parte I
Parte II
Parte III
Parte IV
13) Informação bilingue
…ou trilingue. Esta é uma questão mais importante do que se possa pensar, tenha o projecto objectivos de internacionalização ou não. A questão é mais de âmbito social e está directamente relacionada com a própria essência da Internet. O facto é que na Internet não há fronteiras físicas, sendo que o simples facto de estar presente, pode aguçar a curiosidade, abrindo portas antes inimagináveis. Sendo óbvio que a música é o grande cartão de visita, a tradução de sites em inglês e/ou espanhol, por exemplo, pode facilitar a comunicação com cibernautas de outros quadrantes, abrindo outras possibilidades de divulgação.
14) ‘Em construção‘
É uma pequena embirração. Invente-se algo diferente mas não se deixem sites eternamente em construção – ou sem actualização. Para além de ser frustrante para quem procura, dá ainda uma imagem pouco positiva sobre o músico ou a banda em causa. Obviamente, muito menos se deve deixar passar datas programadas para determinadas acções. Se tal acontecer, dar um feedback sobre os motivos do atraso parece-me importante. Felizmente, hoje já há outros sítios onde se pode manter a presença enquanto se constrói o tal sítio. O MySpace tem servido abundantemente para isso, tanto para músicos e bandas, como para editoras, por exemplo.
15) Registo em motores de busca/outros serviços
Hoje, não é tão importante como isso, é verdade, pois mais tarde ou mais cedo os robots acabam por dar com o vosso site, em todo o caso, se puderem apressar este processo, melhor ainda. Adicionem o vosso site ou blog ao maior número possível de motores de pesquisa e outros serviços similares. A ideia é mesmo facilitar o encontro.
(Continua)