É o Tom de Festa – 22º Festival de Músicas do Mundo ACERT – Terra da Fraternidade. A festa começa a 26 de Julho e termina a 28, em Tondela.
“(…) Será um Tom de Festa que não se refugiará em desculpas, assumindo uma genuinidade participativa de excelência.
Será um Tom de Festa que assentará numa programação que congrega a qualidade à autenticidade de parcerias artísticas consolidadas em práticas de entreajuda.
Será um Tom de Festa demonstrativo de que a sua génese prevalece, ajustando-se às capacidades de envolvimento e mobilização duma ACERT, cujo valor se amplia pela singularidade com que resiste, se inova e afirma associativa e solidariamente.
Será um Tom de uma Festa de encontros, de cantos e encantos. Um espaço comunitário em que a cultura e a arte criam pontes entre o local e o universal, entre a tradição e a modernidade.
Será um Tom de Festa descomplexado de comparações que não sejam a dignidade, a autenticidade e a verdade com que assume, com atitude positiva, as dificuldades para criar momentos sublimes e únicos para vivências comuns de afirmação do que somos e do forte desejo de não ficarmos passivos e desistentes (…)” (nota de imprensa)
Sobre a música, o destaque vai para os nomes de Karrosel, Luis Pastor e Sebastião Antunes e para o enorme espectáculo Terra da Fraternidade, um concerto de tributo a José Afonso (Banda base: A Cor da Língua; convidados: Cantos da Liberdade, Carlos Clara Gomes, Couple Coffee, Chévere, Fran Pérez Narf, Francisco Fanhais, João Afonso, Júlio Pereira, Lourdes Guerra, Luis Pastor, Manuel Freire, Najla Shami, New Sketch, Presença das Formigas, Sebastião Antunes, Sés & Bocixa, Trigo Limpo T ACERT, Uxía, Vitorino e Zeca Medeiros).